As políticas climáticas atuais poderão causar danos econômicos significativos
A economia global pode sofrer uma diminuição de 50% no PIB entre 2070 e 2090, a menos que haja uma ação política imediata em resposta aos perigos da crise climática.
As comunidades já estão enfrentando distúrbios no sistema alimentar, insegurança hídrica, estresse térmico e doenças infecciosas. Se não controlada, a mortalidade em massa, deslocamentos em larga escala, contração econômica severa e conflitos se tornam mais prováveis.
“Solvência Planetária – encontrar nosso equilíbrio com a natureza” é o quarto relatório do IFoA, em colaboração com cientistas climáticos. O documento propõe uma abordagem para a gestão global de riscos a fim de enfrentar essas ameaças e mostra como essa metodologia pode contribuir para a prosperidade futura. Também destaca como a falta de mensagens de risco realistas para orientar decisões políticas resultou em uma ação mais lenta do que o necessário.
O relatório recomenda a criação de um painel de Solvência Planetária, que fornece informações de risco valiosas para apoiar os formuladores de políticas a direcionar atividades humanas dentro dos limites finitos do planeta que habitamos.
Sandy Trust, autor principal e membro do Conselho da IFoA, declara: “Não se pode ter uma economia sem uma sociedade, e uma sociedade necessita de um espaço para existir. A natureza é a nossa base, oferecendo alimentos, água e ar, além dos recursos e energia que sustentam nossa economia. Ameaças à estabilidade dessa estrutura representam riscos à prosperidade humana futura que devemos agir para evitar.”
“Avaliações amplamente aceitas, mas profundamente falhas, do impacto econômico das mudanças climáticas apresentam um efeito trivial no PIB, levando os formuladores de políticas a subestimar o imenso risco que as trajetórias políticas atuais nos impõem.
Riscos e recomendações
Consulte as perspectivas de risco resumidas e as recomendações de políticas em nosso resumo de uma página do relatório completo (disponível em PDF e em inglês): Planetary Solvency: risks and recommendations (PDF, 600 KB)
Fonte: The Institute and Faculty of Actuaries (IFoA), Reino Unido.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]