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Resíduos de pneus contaminam as águas pluviais urbanas

 

pneus

 

Nas águas pluviais urbanas, as partículas provenientes do desgaste dos pneus foram os microplásticos mais prevalentes, descobriu um novo estudo.

Publicado na Environmental Science & Technology , o estudo mostrou que, no escoamento de águas pluviais durante a chuva, aproximadamente 19 em cada 20 microplásticos coletados eram partículas de desgaste de pneus, com algo entre 2 e 59 partículas por litro de água.

A borracha dos pneus contém até 2.500 produtos químicos com os contaminantes que vazam dos pneus considerados mais tóxicos para bactérias e microalgas do que outros polímeros plásticos.

Informações quantitativas deste tipo são cruciais para melhorar a nossa compreensão da quantidade de partículas de desgaste dos pneus nas águas pluviais, avaliar o risco para o ambiente e desenvolver estratégias de gestão.

Amostras de sedimentos coletadas na entrada e saída de um pântano construído para águas pluviais continham entre 1.450 e 4.740 partículas em cada quilograma de sedimento, com mais microplásticos no sedimento na entrada do que na saída, indicando a capacidade do pântano de removê-los das águas pluviais.

Os microplásticos que entram em zonas úmidas construídas para sistemas de drenagem de águas pluviais depositam-se nos sedimentos e formam um filme, levando à sua acumulação ao longo do tempo, removendo-os do escoamento de águas pluviais

O escoamento de águas pluviais urbanas normalmente requer tratamento para a remoção de sólidos suspensos e nutrientes como nitrogênio e fósforo em muitas jurisdições, com algumas também exigindo a remoção de poluentes brutos.

No entanto, as regulamentações estão atrasadas quando se trata de microplásticos e partículas de desgaste de pneus.

Referência:

Microplastics and Tire Wear Particles in Urban Stormwater: Abundance, Characteristics, and Potential Mitigation Strategies
Shima Ziajahromi*, Hsuan-Cheng Lu, Darren Drapper, Andy Hornbuckle, and Frederic D. L. Leusch
Environ. Sci. Technol. https://doi.org/10.1021/acs.est.3c03949

 

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

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