É possível eliminar 90% dos resíduos plásticos e 30% das emissões de carbono
Um estudo divulgado, na Science, determina que apenas quatro políticas podem reduzir o desperdício de plástico mal administrado – plástico que não é reciclado ou descartado adequadamente e acaba como poluição – em 91% e gases de efeito estufa relacionados ao plástico em um terço.
As políticas são:
- Novos produtos devem ser feitos com 40% de plástico reciclado pós-consumo
- Limitar nova produção de plástico nos níveis de 2020
- Investir significativamente na gestão de resíduos plásticos, como aterros e serviços de recolha de resíduos
- Implementar uma pequena taxa em embalagens plásticas
Este pacote de políticas também oferece benefícios climáticos, reduzindo as emissões relacionadas à cadeia produtiva do plástico.
Ao continuar com os negócios como de costume, o mundo geraria lixo suficiente entre 2011 e 2050 para cobrir o bairro de Santo Amaro, em São Paulo, em um monte de plástico com 3,8 km de altura.
Em um futuro comercial como de costume, as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao plástico saltariam 37% dos níveis de 2020 para 3,35 gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente em 2050 – o mesmo que quase 9.000 usinas a gás natural que operam por um ano ou o uso de energia para mais de 436 milhões de residências por um ano.
Os países do Sul Global continuarão a suportar o maior fardo da crise do plástico. Os mecanismos de financiamento criados no tratado podem impulsionar o investimento muito necessário na gestão de resíduos e na infraestrutura de reciclagem nessas regiões para reduzir a poluição por plásticos, ajudando assim a resolver uma grande questão global de justiça ambiental.
Consumo total e consumo per capita de plástico.
Consumo global de plástico com projeções para 2050 por quatro regiões do mundo: China, União Europeia (UE) 30, América do Norte (NA) e Mundo da Maioria (MW). Consumo total de plástico (milionésimo de toneladas) (A) por região para todos os setores plásticos e tipos de polímeros e (B) consumo de plástico per capita (kg/ano). As linhas representam previsões modeladas de consumo futuro após 2021.
Referência:
A. Samuel Pottinger et al. Pathways to reduce global plastic waste mismanagement and greenhouse gas emissions by 2050.Science0,eadr3837 DOI:10.1126/science.adr3837
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]