EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaPodcast

Crescem os impactos globais da poluição plástica

 

poluição plástica
Foto: UNDP/ONU

A produção anual de plástico supera 500 milhões de toneladas; apenas 9% é reciclado. Descubra como a poluição plástica ameaça o meio ambiente e a saúde.

500 milhões de toneladas de plásticos são agora produzidos anualmente, mas apenas 9% são reciclados globalmente. Os plásticos estão em toda parte: do topo do Monte Everest à parte mais profunda da Fossa das Marianas.

Os plásticos não são tão seguros e inertes quanto se pensava anteriormente. O novo artigo de pesquisa, escrito por uma equipe internacional de pesquisadores, usa a estrutura de limites planetários para estruturar a evidência de rápida montagem dos efeitos dos plásticos no meio ambiente, saúde e bem-estar humano.

A equipe de pesquisa revisou a literatura científica sobre os impactos dos plásticos no ambiente, mostrando que a poluição plástica afeta todo o sistema terrestre e contribui para problemas ambientais globais como mudanças climáticas e perda de biodiversidade.

Os plásticos contêm milhares de produtos químicos, incluindo toxinas que causam danos aos ecossistemas e à saúde humana.

Os pesquisadores propõem incluir a poluição plástica no Termo de Limites Planetários para avaliar seus impactos em todas as etapas do ciclo de vida dos plásticos.

Em 2022, foram produzidas 506 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo, totalizando 11 090 milhões de toneladas desde 1950. No entanto, os dados sobre a produção de plástico são desafiadores de obter e analisar devido à falta de padronização e detalhes metodológicos.

Apesar das limitações, as evidências mostram como os plásticos contribuem diretamente e indiretamente para problemas ambientais em grande escala. A equipe destaca a necessidade de abordar a poluição plástica como parte integrante das mudanças climáticas, da biodiversidade e das políticas de uso de recursos naturais.

Eles pedem que especialistas e formuladores de políticas ampliem sua perspectiva sobre a poluição plástica, considerando seus impactos em todo o ciclo de vida dos plásticos para detectar, atribuir e mitigar seus efeitos de forma oportuna e eficaz.

Essa abordagem integrada pode informar estratégias mais sustentáveis para lidar com a crise das fronteiras planetárias violadas devido à poluição plástica.

Referência:

Plastics pollution exacerbates the impacts of all planetary boundaries
Villarrubia-Gómez, Patricia et al.
http://dx.doi.org/10.1016/j.oneear.2024.10.017

 
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]