Aquecimento global acima de 1,5°C terá consequências irreversíveis
►Conteúdo criado por Humano(a) para Humanos(as)◄
Estudo alerta para os riscos do aquecimento global acima de 1,5°C e as consequências irreversíveis, como o aumento do nível do mar e mudanças climáticas extremas.
O planeta está perigosamente próximo de ultrapassar o limite de 1,5°C de aquecimento global, considerado o mais seguro para evitar consequências devastadoras.
Um estudo* recente, publicado na revista Nature, alerta que até mesmo um “overshoot” temporário desse limite poderia gerar impactos irreversíveis, como o aumento significativo do nível do mar e o degelo de paisagens ricas em carbono.
De acordo com os cientistas, a superação de 1,5°C por um período prolongado pode desencadear mudanças no sistema climático que durarão milênios, como o descongelamento de permafrost, liberando grandes volumes de gases de efeito estufa.
Esse cenário poderia agravar o aquecimento global, tornando a recuperação extremamente difícil.
Para manter o aquecimento dentro do limite de 1,5°C, as emissões de gases de efeito estufa precisam ser reduzidas em quase metade até 2030, e o mundo deve atingir emissões líquidas zero até 2050.
No entanto, com as emissões ainda em ascensão, o estudo destaca a urgência de uma ação climática imediata. Caso contrário, a humanidade pode enfrentar consequências climáticas desastrosas e irreversíveis.
Resultados climáticos ilustrativos sob diferentes categorias conceituais de pico e declínio, in Overconfidence in climate overshoot.
Referência
* Schleussner, CF., Ganti, G., Lejeune, Q. et al. Overconfidence in climate overshoot. Nature 634, 366–373 (2024). https://doi.org/10.1038/s41586-024-08020-9
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]