Guia de Estudo: Expansão de Terras Áridas
►Conteúdo criado por Humano(a) para Humanos(as)◄
Este guia tem como objetivo auxiliar na compreensão das ideias e informações apresentadas na matéria “Terras áridas já cobrem 45% da superfície terrestre global”, publicada pelo portal EcoDebate.
Introdução:
Uma nova pesquisa, publicada na revista Science, revelou que as terras áridas, que compreendem quase metade da superfície terrestre global, estão se expandindo a um ritmo acelerado. A pesquisa descobriu que as terras áridas existentes liberam menos umidade e mais calor na atmosfera, o que leva à redução da precipitação e ao aumento da demanda atmosférica por água em áreas úmidas adjacentes, gradualmente transformando-as em terras áridas.
Esse fenômeno, conhecido como autoexpansão, foi identificado como o principal motor da disseminação de terras áridas em regiões como a Austrália e a Eurásia. O estudo destaca a urgência de medidas de mitigação das mudanças climáticas e práticas sustentáveis de manejo da terra para combater a expansão das terras áridas, que representa um risco significativo para os meios de subsistência humanos, ecossistemas e a estabilidade socioeconômica global.
Referências e fontes para leitura e compreensão:
► Terras áridas já cobrem 45% da superfície terrestre global – https://www.ecodebate.com.br/2024/09/06/terras-aridas-ja-cobrem-45-da-superficie-terrestre-global/
► ‘Global dryland self-expansion enabled by land–atmosphere feedbacks’ by A. Koppa, J. Keune, D.L. Schumacher, K. Michaelides, M. Singer, S.I. Seneviratne and D.G. Miralles, Science. 2024 Aug 30;385(6712):967-972, doi: https://doi.org/10.1126/science.adn6833 . Epub 2024 Aug 29
Questionário
Responda às seguintes perguntas em 2-3 frases cada:
-
Qual é a principal descoberta do estudo publicado na revista Science sobre terras áridas?
-
Além das mudanças climáticas e práticas de manejo da terra, qual outro fator contribui para a expansão das terras áridas, de acordo com o estudo?
-
Como os pesquisadores conseguiram quantificar o processo de autoexpansão das terras áridas?
-
Qual é a porcentagem de terras úmidas que se transformaram em terras áridas nos últimos quarenta anos devido à autoexpansão?
-
Explique o mecanismo pelo qual as terras áridas aceleram sua própria expansão.
-
Em quais regiões a autoexpansão foi identificada como o principal motor da disseminação das terras áridas?
-
Quais são os riscos da autoexpansão das terras áridas para o futuro?
-
O que o estudo destaca como medidas necessárias para lidar com a expansão das terras áridas?
-
Qual a importância de se quantificar o impacto das respostas vegetacionais distantes na expansão das terras áridas?
-
Quem são os autores do estudo e em qual periódico científico ele foi publicado?
Gabarito do Questionário
-
O estudo revelou que cerca de 45% da superfície terrestre global é composta por terras áridas, e que essas áreas estão acelerando sua própria proliferação devido a um ciclo de feedback.
-
O estudo descobriu que as próprias terras áridas estão acelerando sua expansão devido a um ciclo de feedback, além do impacto das mudanças climáticas e das práticas de manejo da terra.
-
Os pesquisadores analisaram as fontes de precipitação e calor sobre as novas áreas áridas expandidas, rastreando os movimentos do ar nessas regiões nos últimos 40 anos.
-
Mais de 40% dos 5,2 milhões de quilômetros quadrados de terras úmidas que se tornaram terras áridas nas últimas quatro décadas se devem à autoexpansão.
-
Solos secos em terras áridas liberam menos umidade e mais calor na atmosfera, o que reduz a precipitação e aumenta a demanda por água em regiões úmidas próximas. Esse processo gradualmente transforma áreas úmidas em terras áridas.
-
A autoexpansão foi identificada como o principal motor da disseminação de terras áridas em regiões como a Austrália e a Eurásia.
-
A autoexpansão das terras áridas pode acelerar em um futuro mais quente e seco, representando riscos para os meios de subsistência humanos, ecossistemas e a estabilidade socioeconômica global.
-
O estudo destaca a necessidade urgente de mitigar as mudanças climáticas e implementar práticas sustentáveis de manejo da terra para lidar com a expansão das terras áridas.
-
Quantificar esse impacto ressalta a importância de esforços coordenados de conservação de ecossistemas em terras áridas existentes para combater a expansão.
-
O estudo “Global dryland self-expansion enabled by land–atmosphere feedbacks”, de autoria de A. Koppa, J. Keune, D.L. Schumacher, K. Michaelides, M. Singer, S.I. Seneviratne e D.G. Miralles, foi publicado na revista científica Science.
Sugestões de Questões Dissertativas
-
Explique como o ciclo de feedback descrito no estudo contribui para a autoexpansão das terras áridas. Discuta as implicações desse ciclo para o futuro do planeta.
-
Com base no estudo, analise a importância da mitigação das mudanças climáticas e das práticas sustentáveis de manejo da terra no combate à expansão das terras áridas.
-
Discuta a importância dos esforços coordenados de conservação de ecossistemas em terras áridas existentes para mitigar a autoexpansão dessas regiões.
-
O estudo sugere que a autoexpansão das terras áridas representa riscos para os meios de subsistência humanos e a estabilidade socioeconômica global. Discuta como esses riscos podem se manifestar e quais medidas podem ser tomadas para mitigá-los.
-
Considerando as conclusões do estudo, como você avalia a importância da pesquisa científica para a compreensão e o enfrentamento de problemas ambientais globais como a desertificação?
Glossário de Termos Chave
-
Terras áridas: Áreas caracterizadas por escassez de água, com baixa precipitação e alta demanda atmosférica por água, incluindo desertos, regiões arbustivas, pastagens e savanas.
-
Autoexpansão: Processo pelo qual as terras áridas aceleram sua própria expansão devido a um ciclo de feedback que envolve a liberação de calor e a redução da umidade do solo.
-
Demanda atmosférica por água: Quantidade de água que a atmosfera pode absorver da superfície, impulsionada por fatores como temperatura, vento e umidade.
-
Manejo da terra: Conjunto de práticas e atividades humanas que afetam o uso e a cobertura da terra, incluindo agricultura, silvicultura e urbanização.
-
Mitigação das mudanças climáticas: Ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa ou aumentar sua absorção da atmosfera, visando limitar o aquecimento global.
-
Práticas sustentáveis de manejo da terra: Técnicas agrícolas e florestais que visam conservar os recursos naturais, proteger a biodiversidade e minimizar os impactos ambientais negativos.
-
Conservação de ecossistemas: Conjunto de estratégias e ações para proteger e restaurar a integridade dos ecossistemas naturais e seus serviços ecossistêmicos.
-
Desertificação: Processo de degradação da terra em áreas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de fatores como variações climáticas e atividades humanas.
-
Feedback positivo: Ciclo em que a mudança em um sistema causa efeitos que amplificam a mudança inicial. No contexto do estudo, a expansão das terras áridas intensifica o ciclo de feedback que a originou.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]