EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Agricultura e Clima: Desafios para o futuro global

►Conteúdo criado por Humano(a) para Humanos(as)◄

 

Impacto das mudanças climáticas na agricultura sugere desafios ainda maiores para o meio ambiente, o fornecimento global de alimentos e a saúde pública

Uma ampla revisão global de pesquisas sobre as ligações entre clima e agricultura revela a probabilidade de um ciclo de feedback emergente pelo qual, à medida que as mudanças climáticas pressionam mais o suprimento global de alimentos, a agricultura adotará, por necessidade, práticas que possam exacerbar seu impacto ambiental.

Esta pesquisa, publicada na Science, inclui uma extensa avaliação de especialistas, incluindo da Columbia University Mailman School of Public Health. O artigo também identifica novas práticas agrícolas que têm o potencial de aumentar a eficiência e estabilizar nosso suprimento de alimentos nas próximas décadas.

Os autores apontam que as emissões de gases de efeito estufa da agricultura são agora 18 vezes maiores do que eram na década de 1960, representando cerca de 30% do aquecimento global.

O excesso de fertilizantes deixados no solo agrícola é quebrado por bactérias para formar óxido nitroso, um gás de efeito estufa que é 300 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Esforços estratégicos para reduzir o impacto do aquecimento da agricultura, mantendo altos rendimentos, são essenciais para mitigar as mudanças climáticas e proteger nosso suprimento de alimentos de seus impactos.

A pesquisa descobriu:

  • As mudanças climáticas têm amplos impactos nas práticas agrícolas, aumentando o uso da água e a escassez, as emissões de óxido nitroso e metano, a degradação do solo, a poluição por azoto e fósforo, a pressão sobre as pragas, a poluição por pesticidas e a perda de biodiversidade.
  • Os caminhos de feedback da agricultura climática podem aumentar drasticamente as emissões de gases de efeito estufa agrícolas. Sem mudanças na agricultura, esse ciclo de feedback poderia tornar impossível alcançar a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius a 2 graus Celsius.
  • As práticas e tecnologias agrícolas sustentáveis existentes, se forem implementadas em larga escala, podem reduzir consideravelmente as emissões agrícolas e evitar o desenvolvimento de um ciclo de feedback. Para conseguir isso, os governos devem trabalhar para remover as barreiras socioeconômicas e tornar as soluções resilientes ao clima acessíveis aos agricultores e produtores de alimentos.

Os pesquisadores analisaram todos os aspectos da relação entre agricultura e clima para determinar onde novas práticas são as mais eficazes. Embora o sequestro de carbono seja atualmente uma prioridade, uma abordagem integrada que leva em conta a eficiência agrícola e poluentes como o óxido nitroso pode oferecer benefícios climáticos muito maiores e um futuro mais estável para a agricultura.

Práticas como o uso de fertilizantes de precisão e a rotação de culturas podem impedir o desenvolvimento de um ciclo de feedback.

A equipe identificou vários passos seguintes. Em primeiro lugar, as partes interessadas devem acelerar a adaptação e a redução de custos da agricultura eficiente e amiga do clima.

A agricultura de precisão, a integração perene de culturas, a agrovoltaica, a fixação de nitrogênio e a nova edição do genoma estão entre as técnicas emergentes que podem aumentar a produção e a eficiência na agricultura, reduzindo os impactos das mudanças climáticas.

Eles recomendam mais pesquisas sobre caminhos de feedback da agricultura climática e novas tecnologias, como robôs na fazenda.

Resumo

Um estudo recente publicado na revista Science analisa o impacto das mudanças climáticas na agricultura e destaca o risco de um ciclo de feedback negativo. As mudanças climáticas já estão prejudicando a agricultura, aumentando o uso de água, a escassez de recursos, as emissões de gases de efeito estufa e a perda de biodiversidade. Sem mudanças, esse ciclo de feedback pode tornar impossível alcançar as metas do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global. No entanto, a pesquisa também identifica práticas agrícolas sustentáveis que podem reduzir as emissões e evitar esse ciclo, como o uso de fertilizantes de precisão e a rotação de culturas. Para que essas práticas sejam adotadas em grande escala, é necessário que os governos removam as barreiras socioeconômicas e tornem essas soluções acessíveis aos agricultores.

Agricultura e Clima: Desafios para o futuro global
Os principais impactos ambientais dos sistemas agrícolas e potencialmente exacerbação dos efeitos climáticos (círculo vermelho escuro no centro). In “Climate change exacerbates the environmental impacts of agriculture

Referência:

Yi Yang et al, Climate change exacerbates the environmental impacts of agriculture, Science (2024). DOI: 10.1126/science.adn3747

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *