EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança Climática: Inércia limita o apoio público

 

mudança climática

Pesquisa revela que inação e “discursos de atraso” limitam crenças em futuro de baixo carbono. Reino Unido enfrenta desafios na percepção pública da mudança climática.

Uma nova pesquisa sobre a percepção pública das iniciativas de mudança climática descobriu que, embora haja um forte apoio a estilos de vida de baixo carbono, a inação está limitando as crenças públicas de que um futuro de baixo carbono é possível.

O novo estudo, do Center for Climate Change and Social Transformations, descobriu que o debate político e midiático que justifica esforços inadequados de mitigação para a mudança climática – se torna “discursos de atraso” – está impactando drasticamente a percepção pública no Reino Unido.

A pesquisa, “Discourses of climate inaction undermine public support for 1.5°C”, foi publicada na Global Environmental Change.

Segundo os pesquisadores, os argumentos que buscam adiar a ação climática e justificar esforços inadequados de mitigação, muitas vezes chamados de ‘discursos de atraso’, são generalizados no debate político e da mídia sobre a mudança climática.

Eles descobriram que o público atualmente tem excesso de confiança nas ações atuais, influenciado por mensagens ambientais de longa data – levando-os a acreditar que pequenas ações pessoais são suficientes e fornecem falsas garantias.

O público também foi considerado defensivo sobre a mudança radical, incluindo a redução do consumo de carne ou voando menos, levando à oposição às mudanças mais radicais no estilo de vida, alimentadas por preocupações com a liberdade pessoal e justiça.

Uma sensação de desesperança também foi encontrada, convencendo os indivíduos de que uma mudança significativa é impossível.

Os pesquisadores pedem uma nova abordagem para o engajamento público que vá além do simples fornecimento de informações.

Referência:

Catherine Cherry et al, Discourses of climate inaction undermine public support for 1.5 °C lifestyles, Global Environmental Change (2024). DOI: 10.1016/j.gloenvcha.2024.102875

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *