Estradas clandestinas ameaçam as florestas tropicais
Pesquisadores que mapeiam florestas tropicais encontraram muito mais estradas do que as declaradas por fontes oficiais, o que destaca os temores de um enorme aumento na degradação ambiental à medida que o ritmo da construção de estradas cresce
O professor Bill Laurance, da Universidade James Cook, foi recentemente coautor de um estudo no qual mais de 200 voluntários treinados examinaram de perto fotos de satélite de 1,42 milhão de quilômetros quadrados das ilhas Bornéu, Sumatra e Nova Guiné.
A professora Laurance disse que as estradas serviam funções importantes, mas sem planejamento eficaz e aplicação da lei, elas poderiam desencadear uma caixa de Pandora de males ambientais e desafios sociais.
“As ‘estradas fantasmas’ construídas informalmente ou ilicitamente podem ser trilhas em florestas conservadas, estradas em plantações de palmeiras e outras estradas que faltam nos conjuntos de dados rodoviários existentes por várias razões”, disse Laurance.
“Eles estão sendo construídos por uma série de pessoas, incluindo agricultores legais ou ilegais, mineiros, garimpeiros, madeireiros, grileiros, especuladores de terras e traficantes de drogas.”
Ele disse que os pesquisadores descobriram de 3 a 6,6 vezes mais estradas nas áreas estudadas do que foram mostrados nos principais conjuntos de dados de estradas globais.
“Isso se alinha com as descobertas de estudos anteriores em outros países em desenvolvimento, como Camarões e Ilhas Salomão e da Amazônia brasileira.
“Ao aumentar drasticamente o acesso a áreas naturais anteriormente remotas, o desenvolvimento rodoviário não regulamentado está desencadeando aumentos dramáticos na interrupção ambiental devido a atividades como extração de madeira, mineração e desmatamento”.
Jayden Engert, estudante de doutorado da JCU e principal autor do estudo, disse que, em toda a área de estudo, o edifício rodoviário quase sempre precedeu a perda de florestas locais.
“A densidade rodoviária foi, de longe, o correlato mais forte do desmatamento, das 38 potenciais variáveis biofísicas e socioeconômicas”, disse Engert.
Segundo o professor Laurance, o aumento das estradas foi provavelmente a ameaça direta mais importante para as florestas tropicais em todo o mundo.
“Há cerca de 25 milhões de quilômetros de novas estradas pavimentadas esperadas para meados do século e 90% de toda a construção de estradas está acontecendo em países em desenvolvimento, incluindo muitas regiões tropicais e subtropicais com biodiversidade excepcional”, disse Laurance.
“De forma preocupante, nossas novas descobertas mostram que a extensão e a extensão das estradas na Ásia-Pacífico tropical são severamente subestimadas, com muitas estradas fora do controle do governo.
“Nessas descobertas, a natureza é o grande perdedor.”
Referência:
Engert, J.E., Campbell, M.J., Cinner, J.E. et al. Ghost roads and the destruction of Asia-Pacific tropical forests. Nature (2024).
https://doi.org/10.1038/s41586-024-07303-5
Henrique Cortez *, tradução e edição.
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in EcoDebate, ISSN 2446-9394
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