EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Perda de abelhas selvagens impacta o suprimento de alimentos

 

abelha
Foto: Wolf Read/ UBC

As abelhas – famosas por sua fabricação de mel – capturam a imaginação popular. No entanto, as abelhas selvagens são igualmente vitais para a polinização e, por algumas medidas, ofuscam as abelhas melíferas como polinizadoras.

University of British Columbia*

Dr. Matthew Mitchell , pesquisador da UBC, lança luz sobre a ligação entre a diminuição do número de polinizadores selvagens e a redução da produtividade agrícola em um estudo recente publicado na Environmental Research Letters.

Nesta sessão de perguntas e respostas, ele investiga os resultados da pesquisa e propõe maneiras pelas quais o público pode contribuir para proteger as abelhas selvagens.

Onde podemos encontrar polinizadores selvagens e por que eles são essenciais?

As abelhas selvagens nativas – que incluem abelhas de pedreiro, abelhas carpinteiras, abelhas susor e abelhas zangadas – e outros polinizadores selvagens, como mariposas, vespas, besouros e moscas, são encontradas em todos os lugares: em parques e campos, perto de fazendas e florestas. Existem mais de 800 espécies de abelhas nativas no Canadá, sem contar outros polinizadores.

Os polinizadores selvagens desempenham um papel vital na polinizar várias culturas, incluindo frutas, legumes, nozes e oleaginosas. Mirtilos, amoras, trigo mourisco, canola e pomares dependem fortemente de polinizadores selvagens.

Os polinizadores selvagens também ajudam a preservar a biodiversidade, facilitando a reprodução de inúmeras espécies de plantas.

As populações de polinizadores nativos estão diminuindo devido à destruição e fragmentação do habitat, uso generalizado de pesticidas e à disseminação de parasitas e patógenos, como ácaros e vírus.

O que aconteceria se todos os polinizadores selvagens desaparecessem?

Provavelmente testemunharíamos uma perda de espécies de plantas nativas dependentes de polinizadores selvagens e reduções significativas de rendimento das culturas, onde os polinizadores selvagens suplementam ou são os únicos polinizadores de culturas. Os agricultores enfrentariam custos mais altos para cultivar culturas dependentes de polinizadores, já que a dependência apenas de abelhas europeias nem sempre seria viável, dada a capacidade atual das abelhas. Em alguns casos, os agricultores podem afastar a produção das culturas dependentes de polinizadores, levando a um aumento dos custos para os consumidores ou a escassez de frutas e legumes nos supermercados.

Seu estudo se concentrou no impacto do número de polinizadores selvagens no potencial de produção de alimentos. O que é que encontrou?

No Canadá, os polinizadores selvagens ajudam na polinizadora de culturas que geram uma renda agrícola anual de quase US $ 2,8 bilhões e produzem calorias e nutrientes que podem alimentar o equivalente a cerca de 24 milhões de pessoas (embora nem todas essas culturas sejam diretamente consumidas pelas pessoas, como algumas vão para o gado).

Colaborando com colegas da Nature Conservancy Canada, analisamos dados publicamente disponíveis sobre culturas, renda agrícola e habitats de polinizadores próximos, como florestas, zonas úmidas e pastagens, para estimar a potencial produção de alimentos e renda agrícola que poderiam ser obtidos se a polinização selvagem fosse aumentada.

Em Saskatchewan e Alberta, as duas províncias mais afetadas pela falta de habitat de polinizadores perto de terras agrícolas, o aumento do habitat e das populações de polinizadores selvagens poderia aumentar a produção de alimentos em 11,5 milhões e 4,3 milhões de pessoas alimentadas, respectivamente, e aumentar a renda agrícola em aproximadamente US $ 1,6 bilhão para Saskatchewan e US $ 597 milhões para Alberta.

O que pode ser feito para reverter o declínio?

As soluções incluem esforços de conservação direcionados, como a restauração do habitat dos polinizadores em áreas onde as culturas dependem mais de polinizadores selvagens. Também é crucial promover práticas agrícolas sustentáveis que restaurem e mantenham habitats de polinizadores selvagens perto de terras agrícolas.

Em nível individual ou comunitário, os jardins urbanos, especialmente se incluem plantas amigas dos polinizadores, podem beneficiar muito as abelhas selvagens. Defender a agricultura sustentável e a conservação do habitat pode influenciar os decisores políticos.

Se abordado, aumentos direcionados no habitat selvagem dos polinizadores no Canadá poderiam ajudar a fornecer nutrição adicional para um equivalente a 30 milhões de pessoas anualmente e aumentar a renda dos agricultores em até US $ 3 bilhões a cada ano. Garantiríamos a saúde a longo prazo dos polinizadores nativos e aumentaríamos a sustentabilidade e a estabilidade da agricultura e do suprimento de alimentos canadenses. Sem esses tipos de ações, os agricultores terão que usar outras formas, potencialmente mais caras, de aumentar a produtividade ou terão que depender de abelhas melíferas.

Idioma da entrevista: Inglês

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]