EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Temperatura média global pode superar o limite de 1,5°C em 2024

 

Temperatura média global pode superar o limite de 1,5°C em 2024

As temperaturas médias anuais globais da superfície em 2024 provavelmente excederão o limite de 1,5°C pela primeira vez, de acordo com a previsão realizada pelo grupo de Variabilidade e Mudanças Climáticas no Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC).

Após as condições de temperatura recorde em 2023, a questão iminente é como o ano de 2024 e os anos seguintes serão. A previsão decadal, recentemente divulgada, revela que as temperaturas médias anuais globais da superfície em 2024 provavelmente excederão ainda mais as de 2023, e as temperaturas continuarão a aumentar nos anos seguintes à medida que as emissões de gases de efeito estufa continuam.

Previsão de 2024-2033

Isso significa que as temperaturas em 2024 provavelmente serão mais quentes do que em 2023, e há uma chance alta (74% de probabilidade) de que a temperatura média global anual exceda o limite de 1,5°C pela primeira vez.

O aquecimento é principalmente devido às emissões contínuas de gases de efeito estufa para a atmosfera devido às atividades humanas, particularmente a queima de combustíveis fósseis. As condições do El Nino em desenvolvimento no Oceano Pacífico, que devem atingir o pico no inverno de 2023/2024, também contribuem para as condições de temperatura médias globais excepcionalmente quentes.

Nos próximos 10 anos, espera-se que as temperaturas da superfície continuem a aumentar em resposta às contínuas emissões de gases de efeito estufa. O sistema de previsão do BSC prevê que a média do próximo período de cinco anos (2024-2028 e 2029-2033) temperaturas médias globais poderia chegar entre 1,49-1,79°C e 1,67-1,94°C acima dos níveis pré-industriais, respectivamente.

Embora a temperatura média anual exceda o limite de 1,5°C em 2024, isto não violaria necessariamente o Acordo de Paris, que se refere à média de 20 anos, mas indicaria que o mundo está se aproximando rapidamente desse limiar.

Combinando os últimos 10 anos de observações e as previsões de BSC de 10 anos, a média deste período de 20 anos (2014-2033) é de 1,41-0,05oC. Isso indica que estamos à beira de violar o Acordo de Paris nos próximos anos.

evolução das temperaturas médias globais
Evolução das temperaturas médias globais do ar superficial em observações e as últimas previsões pelo sistema de previsão decadal do BSC

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

One thought on “Temperatura média global pode superar o limite de 1,5°C em 2024

  • Meu nome Elias Neves diretor da Seven manutenção! Gostei muito desse artigo.
    Tenho observado que as alterações climáticas esta muito clara e todos moradores do planeta embora queira ignorar esse fato, é impossível se manter nessa posição, de ignorância, porque as consequências afeta todos diretos e indiretamente! Muito obrigado pelo artigo.
    Meu e-mail

Fechado para comentários.