EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fragmentação das florestas tropicais distorce as árvores

 

Fragmentação das florestas tropicais distorce as árvores

Caros colegas,

Como sabem, a fragmentação dos habitats está a pôr em perigo a biodiversidade e os ecossistemas da Terra de muitas maneiras.

Na Amazônia, o nosso trabalho anterior mostrou que florestas tropicais fragmentadas sofrem graves perdas da sua biomassa viva. Isto ocorre porque muitas árvores maiores morrem em fragmentos – especialmente perto das bordas da floresta, onde o vento prejudicial e as tensões microclimáticas são mais intensas.

O artigo anexo amplia este trabalho, mostrando que a fragmentação não só mata muitas árvores, mas também faz com que as árvores jovens em regeneração tenham formas distorcidas – sendo relativamente mais curtas, mais grossas e com galhos mais pesados e outras alterações estruturais.

Estas mudanças na forma e na altura das árvores estão parcialmente subjacentes às perdas acentuadas de biomassa florestal e de carbono nas florestas tropicais fragmentadas da Amazônia – perdas que contribuem significativamente para o aquecimento global.

Por favor, se considerar relevante, compartilhe este artigo com seus alunos e colegas.

Tudo de bom a todos(as),

Bill

Referência:

Nunes, M. H., et al. 2023. Edge effects on tree architecture exacerbate biomass loss of fragmented Amazonian forests. Nature Communications 14:8129, https://doi.org/10.1038/s41467-023-44004-5.

 

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ, FQAAS
Distinguished Research Professor
Director, Centre for Tropical Environmental & Sustainability Science (TESS)
College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878
Australia

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]