EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa liga alto consumo de sal ao risco de diabetes tipo 2

 

sal
Imagem: EBC/ABr

Pesquisa liga alto consumo de sal ao risco de diabetes tipo 2

Aqueles em risco de diabetes tipo 2 já podem saber para evitar o açúcar, mas uma nova pesquisa sugere que eles podem querer evitar o sal também.

Um novo estudo da Universidade de Tulane, publicado na Mayo Clinic Proceedings, descobriu que a adição frequente de sal aos alimentos estava associada a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2.

O estudo entrevistou mais de 400.000 adultos registrados no UK Biobank sobre sua ingestão de sal. Ao longo de uma mediana de 11,8 anos de acompanhamento, mais de 13.000 casos de diabetes tipo 2 desenvolveram entre os participantes.

Em comparação com aqueles que “nunca” ou “raramente” usaram o sal, os participantes que “às vezes”, “geralmente”, ou “sempre” adicionaram o sal, tinham um risco respectivo de 13%, 20% e 39% maior de desenvolver diabetes tipo 2.

Mais pesquisas são necessárias para determinar por que a alta ingestão de sal pode estar ligada a um maior risco de diabetes tipo 2. No entanto, os pesquisadores acreditam que o sal incentiva as pessoas a comer porções maiores, aumentando as chances de desenvolver fatores de risco, como obesidade e inflamação. O estudo encontrou uma associação entre o consumo frequente de sal e maior IMC.

Referência:

Dietary Sodium Intake and Risk of Incident Type 2 Diabetes
Xuan Wang, MD, PhD et al.
Mayo Clinic Proceedings, Volume 98, ISSUE 11, P1641-1652, November 2023
Open Access – DOI: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2023.02.029

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]