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Sustentabilidade de Marketing On-line: Conectividade e Interação com os Consumidores

 

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Sustentabilidade de Marketing On-line: Conectividade e Interação com os Consumidores, artigo de José Austerliano Rodrigues

Comunicar a sustentabilidade e fomentar a adoção de comportamentos sustentáveis pelos indivíduos é cada vez mais premente

Devido às mudanças climáticas, à exploração de recursos naturais limitados, o uso de combustíveis fósseis, entre outros aspectos, desenvolveu-se uma conscientização sobre as mudanças climáticas e seus efeitos sobre os seres humanos, o meio ambiente e os ecossistemas, o uso contínuo de combustíveis fósseis e os riscos que os comportamentos das gerações atuais terão nas gerações futuras. Neste sentido, o termo sustentabilidade é cada vez mais recorrente e, como tal, evoca alguma ambiguidade (ARANTES, 2022).

Deste modo, a palavra sustentabilidade vem do latim, sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar, e tem sido usado na sustentabilidade de marketing, política, tecnologia, economia e ecologia, como “a capacidade de alcançar os objetivos atuais sem colocar os futuros em risco” (Fabio; Peiró, 2018), de modo que as gerações atuais devem enquadrar seu desenvolvimento e crescimento, em um desenvolvimento sustentável considerando três dimensões: econômica, social e ambiental (UNITED NATIONS, 2015). Além disso, considerando as dimensões de cidadania ecológica, ética e tecnologia de informação (LIM, 2016; RODRIGUES, 2017; RODRIGUES; RODRIGUES FILHO, 2018).

Assim sendo, podemos dizer que a sustentabilidade de marketing on-line é derivado do desenvolvimento sustentável e usado para ampliar a teoria de marketing ao assegurar um equilíbrio ecológico, social e econômico no tempo e no espaço (Nkamnebe, 2011), que tem a sua base de conectividade e a interação com os consumidores no ambiente on-line.

Contudo, as alterações climáticas têm um impacto crescente na vida humana, de fato tem havido um aumento da mortalidade e morbilidade, casos de doenças alimentares e hídricas, doenças animais e humanas, incluindo zoonoses (doenças transmitidas aos seres humanos através de animais), cólera e problemas cardiovasculares e eventos respiratórios resultantes de eventos extremos de calor que têm sido sentidos de forma mais intensa (PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE O CLIMA MUDANÇA, 2022).

Além disso, os impactos das mudanças climáticas também ocorrem nos ecossistemas com o aumento de chuvas intensas em algumas regiões causando inundações, aumento da seca em outras regiões, ondas de calor, frio ou furacões (Stevens, et al., 2021), uma infinidade de eventos extremos que colocam em xeque a sobrevivência dos seres humanos e ecossistemas, por exemplo, o aumento das chuvas e inundações que permitem o aumento de patógenos aquáticos sensíveis ao clima e substâncias tóxicas de cianobactérias nocivas de água doce, aumentando assim a probabilidade de novas doenças e pandemias (PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, 2022).

Neste sentido, comunicar a sustentabilidade e fomentar a adoção de comportamentos sustentáveis pelos indivíduos é cada vez mais premente (ARANTES, 2022).

Desta maneira, a comunicação da sustentabilidade é relevante porque permite contribuir para a adoção de comportamentos sustentáveis pelos indivíduos. Além disso, deve contribuir para melhorar os níveis de conhecimento e conscientização sobre o assunto, permitindo que os indivíduos acessem informações, educação, diferentes pontos de vista e notícias, enfim, a possibilidade de uma participação ativa de vários stakeholders (SHAHZALAL; HASSAN, 2019).

Esta interação é possível com a sustentabilidade de marketing on-line (ou digital) e a presença nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, entre outras) por marcas e organizações, sejam públicas ou privadas.

Assim sendo, marcas e organizações rapidamente perceberam a importância que as redes sociais ocupam na definição de suas estratégias e na comunicação com os consumidores, de fato, as redes sociais são uma porta aberta para o mundo onde marcas e organizações podem se comunicar e se relacionar com milhões de pessoas, o que implica possibilidades ilimitadas de mercado (BALA; VERMA, 2018).

Os dados indicam, em abril de 2022, que cerca de 58,7% da população mundial está usando redes sociais, o que equivale a 6,65 bilhões de pessoas que passam em média duas horas e meia por dia nas redes sociais, o que equivale a 15% do tempo diário de cada pessoa (DATA REPORTAL, 2022). Isso confirma a necessidade de marcas e organizações estarem presentes nas redes sociais, já que é o espaço onde os consumidores passam mais tempo.

De fato, há um aumento das redes sociais e a necessidade de marcas e organizações estarem presentes nessas redes, aumentando assim a conectividade e a interação com os consumidores (Kieling et al., 2022), o que também permite o desenvolvimento de estratégias para a comunicação da sustentabilidade, por meio de ações sobre “educação para a sustentabilidade, design generalizado, mídias digitais e conceitos e métodos de gamificação” (AL-MULLA et al., 2022).

José Austerliano Rodrigues é Administrador, Analista de Sustentabilidade em Marketing e Professor em Gestão de Sustentabilidade em Marketing, com doutorado em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ.

E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

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