EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Consumo consciente: como diminuir o uso de papel com arquivos digitais

 

Consumo consciente: como diminuir o uso de papel com arquivos digitais

jovem em café

Imagem de wayhomestudio no Freepik

Com tantas ferramentas tecnológicas, não tem desculpa para não fazer um consumo consciente de papel. Entenda como os arquivos digitais ajudam nisso!

A cada dia é preciso criar o hábito de ter um consumo mais consciente, e isso envolve aprimorar nossas ações diárias. Por exemplo, uma forma de reduzir a forma como usamos papel é adotar práticas como a utilização de arquivos digitais.

Ou seja, é importante perceber que nem todos os documentos precisam ser impressos e que existem novas formas de armazená-los.

Repartições como cartórios já possuem medidas para trabalhar com documentos digitais, assim como empresas e outros órgãos governamentais. No caso desses arquivos, também é importante transformar o documento Word para PDF e garantir maior segurança.

Quer fazer parte do movimento de consumo consciente? Confira as dicas a seguir!

O que é consumo consciente?

Ainda que o termo “consumo consciente” tenha ganhado força nos últimos anos, é importante entender seu significado na prática.

Ou seja, o consumo consciente diz respeito a hábitos que devem levar em consideração diversos aspectos na produção de um produto ou serviço.

Isso inclui refletir sobre os agentes diretamente ligados à sua realização, seu impacto na vida dos seres humanos e animais. Assim como, seu resultado a longo e curto prazo na natureza.

Uma outra forma de consumo consciente está relacionada com o uso da água e do papel.

É fundamental encontrarmos formas de diminuir o consumo diário de papel, e uma dessas formas é por meio dos arquivos digitais.

Por que devemos diminuir o uso de papel?

Sem dúvidas, quando se pensa em diminuir o uso de papel e aderir aos arquivos digitais, também é para reduzir o desmatamento. Por mais que boa parte do desmatamento seja provocado pela agropecuária, ações menores também são importantes.

De fato, o desmatamento exacerbado tem potencial para cada vez prejudicar a natureza, e em consequência, a nossa qualidade de vida.

Também reduziria boa parte dos resíduos de papel encontrados nos aterros sanitários.

Ao reduzirmos o consumo de papel, seja ao criar o hábito de reciclar diariamente, com arquivos digitais ou digitalização, já estamos contribuindo para uma grande mudança.

conceito de reciclagem

Imagem de Freepik no Freepik

Diminua o uso de papel com arquivos digitais

Talvez uma das melhores maneiras de diminuir o consumo de papel seja com a prática de arquivos digitais. Em especial, no ambiente empresarial.

Na verdade, muitas empresas já começaram a perceber como a redução do consumo de papel pode ser altamente benéfica na redução de gastos.

Ou seja, além de ajudar o planeta você ainda pode otimizar outras áreas do seu trabalho.

Nos próximos tópicos, saiba quais são as formas de aderir ao uso de arquivos digitais ao invés de papel!

Digitalização de documentos

Uma das formas mais comuns de usar arquivos digitais é começar a ter o hábito de digitalizar documentos.

Nas empresas, a prática tem sido muito utilizada para gestão de documentos. Além de ser uma prática ideal para o meio ambiente, também contribui para redução de gastos e espaços.

Aquele espaço que antes era ocupado por impressoras e máquinas de impressão, pode ser otimizado para algo mais benéfico para todos. Outro ponto também é garantir mais organização e produtividade.

Locais como escritórios de advocacia que costumavam ter enormes pilhas de papel guardados por anos, passaram a aproveitar da digitalização de documentos. Ou seja, o armazenamento de arquivos dessa forma é bem mais proveitoso.

Assinaturas digitais

Da mesma forma que a digitalização de documentos, outra prática que é extremamente facilitadora e reduz o consumo de papel é o uso de assinaturas digitais.

A assinatura digital é uma forma de comprovar sua identidade em um documento na internet. Pode ser utilizada por empresas, pessoas ou até mesmo sites.

Existem diversas formas de obter uma assinatura digital, seja como pessoa física ou jurídica. No caso de empresas, existem plataformas especializadas e com certificado SSL de segurança garantido.

Já para pessoas físicas, o mais comum é por meio do CPF com as plataformas oficiais do governo. Para quem é advogado, o registro na OAB garante a possibilidade de obter uma assinatura digital.

Lembre-se que também é possível assinar PDF online em diversas plataformas.

Melhor armazenamento de documentos

Outra vantagem de diminuir o consumo de papel com a utilização de arquivos digitais é armazenar seus documentos na nuvem.

Ao aderir à prática de digitalização de documentos, também é importante gerir onde esses arquivos digitais podem ser armazenados.

Uma das maneiras mais comuns e eficazes é utilizar o espaço na nuvem. Existem diversas plataformas especializadas no armazenamento de dados, seja para fotos, vídeos, áudios e documentos.

Por meio desses softwares também é possível compartilhar os arquivos com seus funcionários, se o uso for para uma empresa. Ou enviar suas fotos favoritas para seus amigos e acessá-las de qualquer lugar.

São opções bastante conhecidas de armazenamento na nuvem: Google Drive, OneDrive, iCloud, Dropbox e Mega.

digitação

Imagem de DilokaStudio no Freepik

Invista no uso de arquivos digitais e faça um consumo consciente

Agora que você já conhece algumas formas de diminuir o uso de papel com arquivos digitais, não deixe de colocar isso em prática!

Certamente, você vai perceber como será uma ação benéfica para você, seu trabalho e sobretudo, o meio ambiente.

Vamos contar com a tecnologia e os recursos digitais como oportunidades de repensarmos nossos antigos hábitos!

 

[.]