A Paisagem Cultural Urbana e o Patrimônio Ferroviário
A Paisagem Cultural Urbana e o Patrimônio Ferroviário Adjacente: histórico, contexto atual e projeções da Capital mineira e entorno metropolitano no período 1897-2047
Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade12
A capital mineira, de onde parte o único trem regular de passageiros do país, coleciona história de esquecimento e patrimônio de seu passado ferroviário.
Uma extensa malha ferroviária em desuso e descaracterização soma-se à necessidade de um transporte humanamente e ecologicamente eficiente.
O único trem urbano com dezoito estações e menos de 20 km transporta insignificantes 250.000 passageiros por dia. Iniciado em 1986, o projeto de sua ampliação arrasta-se há décadas, com discussões infrutíferas referente às linhas Dois/Lilás e Três/Verde que não apresentam projeções de conclusões para os próximos cinquenta anos. Paralelamente a isso, estações ferroviárias do início do século XX estão sendo demolidas e a maioria encontra-se abandonada e/ou descaracterizada. Um descaso imenso para com a Mineiridade e a história de suas ferrovias.
A paisagem cultural urbana e o patrimônio ferroviário não encontram sentido no tempo e no espaço e precisam ser discutidos visando readequações e reapropriações. O presente estudo apresenta esta problemática, induzido à reflexão sobre a discussão, no âmbito da coletividade de novas linhas metroviárias e ferroviários exemplificando quatorze possibilidades para o território metropolitano em complementariedade ao serviço rodoviário existente. Mapeia também os usos e funções relacionados à malha ferroviária contribuindo pera refletir sobre a sua importância e historicidade.
A pesquisa se estrutura em averiguar a paisagem cultural urbana e o patrimônio ferroviário adjacente e sua situação em 2023. Depois haverão três etapas de pesquisa: 1º cinquentenário da capital mineira e municípios do entorno: 1897-1947; 2º cinquentenário da capital mineira e municípios do entorno: 1947-1997; e 3º cinquentenário da capital mineira/municípios do entorno e projeções: 1997-2047.
Após estas três etapas serem concluídas, apresentar-se-á um projeto metroferroviário para a Grande BH (Metrôs, Monotrilhos, Trens e VLTs) em 14 setores da capital e entorno metropolitano conforme breve citação: Expresso Fernão Dias – Linha 01 (Amarela) Gameleira/Petrolândia/Betim; Expresso Venda Nova – Linha 02 (Lilás) Anel/Justinópolis/Colonial; Expresso Belo Horizonte – Linha 03 (Rosa) Luziense/Aeroporto/Gameleira; Expresso Cidade de Minas – Linha 04 (Marrom) Bonsucesso/Zoológico/Lagoinha; Expresso Santa Luzia – Linha 05 (Creme) Anel/Frimisa/Confins; Expresso Tereza Cristina – Linha 06 (Bege) Gameleira/Barreiro/Sarzedo; Expresso Borba Gato – Linha 07 (Verde) Independência/Sabará/Galo; Expresso Curral Del Rey – Linha 08 (Laranja) Gameleira/Lagoinha/Anel; Expresso Serra do Curral – Linha 09 (Azul) Várzea/Marzagão/Bicas; Expresso Senhora do Carmo – Linha 10 (Cinza) Alphaville/Belvedere/Lagoinha; Expresso Cidade Industrial – Linha 11 (Vermelha) Diamante/Riacho/Ressaca; Expresso Juscelino Kubitscheck – Linha 12 (Vinho) Ressaca/Justinópolis/Confins; Expresso Gabriel Passos – Linha 13 (Branca) Sarzedo/Betim/Petrolândia; e Expresso Várzea das Flores – Linha 14 (Preta) Petrolândia/Icaivera/Colonial.
1 Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439
Guia de Turismo, Educador com atuação nas áreas de Patrimônio Cultural (Geógrafo/Historiador) e Patrimônio Natural (Biólogo/Gestor Ambiental). Mestre em Direção e Consultoria Turística. Membro da Rede Ação Ambienta
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in EcoDebate, ISSN 2446-9394
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