Curso BH ITINERANTE: Biodiversidade e Humanidade nas paisagens da capital mineira
O Curso BH ITINERANTE: Biodiversidade e Humanidade nas paisagens da capital mineira e entorno metropolitano
Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade (1)
Tem cursos simples em educação e meio ambiente que se sobressaem a outros níveis e cursos de graduação e de especialização.
O curso de formação em Educação e Meio Ambiente denominado BH ITINERANTE vem acontecendo desde 2000, quando entrou a primeira turma de 40 alunos.
O projeto de curso derivou do trabalho colegiado de uma ampla equipe de participantes internos à Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte – GEEDA/SMMA/PBH, e entre eles, interessados da comunidade. Inspirado pelo final da RIO’92, faz parte de seus desígnios, trabalhar a temática socioambiental sob ótica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar.
CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1º SEMESTRE DE 2023
CENTRO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SALA VERDE – SMMA/PBH
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
O que é: Curso de Extensão em Educação Ambiental, em formato híbrido (com módulos virtuais e presenciais), de natureza semi-síncrona, com abordagem socioambiental, tendo a cidade de Belo Horizonte como referência de espaço de ensino e aprendizagem. A realização de atividades presenciais estará condicionada ao cumprimento das condições sanitárias de prevenção da COVID-19.
Objetivo: Formar Agentes Ambientais visando a promoção de ações socioambientais.
Conteúdo Programático: Ecologia Integral; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Agenda 21; Aspectos Físicos e Biológicos; Ambiente Urbano; Redes Socioambientais; Políticas Públicas. Metodologia: Atividades interativas, lúdicas e simultâneas em grupo, além de oficinas, travessias e relatos de experiência, utilizando-se de ferramentas virtuais com base na plataforma Google Meet, dentre outras.
Tem como finalidades fundamentais: discutir a formulação de novos padrões sobre a relação homem-natureza; pensar os atuais moldes de desenvolvimento nos planos global e nacional, bem como o impacto ambiental e a ameaça à qualidade de vida que ele desencadeia; considerar sob uma ótica sociopolítica, a situação socioambiental a nível local e mundial; qualificar profissionais em Educação e Meio Ambiente, com o escopo de manter a ação e formação de ideias e de instrumentalização para o aprendizado da cidadania; e, permitir a modernização da discussão ambiental aos professores da rede pública e privada.
Trabalho Final (opcional): É proposta uma atividade prática, na modalidade de Travessia ou Oficina de Educação Ambiental, virtual, com planejamento e realização em grupos, que interaja com um público que não se restrinja ao do próprio curso.
Certificação: Para receber o certificado como Agente Ambiental, os cursistas deverão ter, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, três faltas. O mesmo critério se aplica às horas de presença em cada dia do curso, ou seja, o cursista que se ausentar por mais de 50 min, em um encontro de 3h30min, será considerado ausente. Não será considerada ausência, a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde ou convocação judicial, devidamente documentada. O cursista que tiver mais de 03 faltas, receberá DECLARAÇÃO de presença com o número de horas cumpridas ao longo do curso.
As fronteiras de pesquisa assinalam para a discussão dos temas: a situação socioambiental da cidade e do estado, do ponto de vista sociopolítico; impactos ambientais sobre as regiões o território belo-horizontino; movimentos sociais e educação ambiental; processos de interação entre os grandes sistemas da natureza; relação homem-natureza; e sociedade e meio ambiente.
O curso tem clientela de formação e idades variadas e tem alcançado os mais diversos órgãos do 1º, 2º e 3º setores. Em processo de avaliação e acompanhamento constante tem demonstrado a importância dos objetivos do curso, e confirmado seu amplo alcance.
Por meio de pesquisa com ex-alunos, averiguou-se que ter participado do curso cooperou de forma expressiva para transformações de atitudes pessoais e profissionais quanto a questão ambiental. Sendo que, os maiores aportes citados referem-se a gênese de uma concreta base teórico-conceitual; a introdução da variável ação socioambiental nos projetos dos alunos formados, e a modificação de atitude quanto a emprego dos recursos naturais.
Informações Gerais
Período: de 16/03 a 22/06/2023, às quintas-feiras, totalizando 13 encontros virtuais
Horário: das 8h às 11h30min ou 12h conforme calendário do curso
Carga Horária: 108h
Vagas para cursistas: 40
Vagas para monitores voluntários: 04
Público: maiores de 16 anos
Atividades Presenciais: Av. Afonso Pena, nº 342, Centro
Acesso à sala virtual: Plataforma Google Meet
PARA SABER MAIS
https://prefeitura.pbh.gov.br/meio-ambiente/44o-bh-itinerante
1 Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]