Conhecendo Piracema
Conhecendo Piracema, Microrregião de Oliveira, Centro-Oeste Mineiro: ecoturismo, sustentabilidade e cultura no distrito de Bom Retiro da Tapera
Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade (1)
Este trabalho tem como finalidade apreciar e divulgar os encantos naturais e culturais do Município de Piracema:
a) Topônimo tupi-guarani Piracema: relativo à agitação dos peixes na época da reprodução.
b) História: Distrito instituído com a alcunha de Rio do Peixe, pela Lei Provincial nº 714, de 18-05-1855, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, dependente do município de Entre Rios. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Rio do Peixe, configura-se na municipalidade de Entre Rios. Assim continuando em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, o município de Entre Rios tomou a designação de João Ribeiro e o distrito de Rio do Peixe foi transferido da municipalidade de João Ribeiro (ex-Entre Rios) para o de Passa Tempo. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Rio do Peixe, figura no município de Passa Tempo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de municipalidade com a denominação de Piracema, pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, desconectando-se de Passa Tempo. Sede no atual distrito de Piracema (ex-Rio do Peixe). Composto apenas do distrito sede. Instalado em 01-01-1954. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é formado do distrito sede. Assim ficando em divisão territorial datada de 2007.
c) Localização – o município de Piracema está situado na microrregião de Oliveira, na macrorregião do Centro Oeste mineiro do Estado do Minas Gerais, região sudeste do Brasil. Acesso pela BR 381, a 118 km da capital Belo Horizonte.
d) A População estimada [2021] é de 6.386 pessoas e no último censo [2010) foram contabilizadas 6.406 pessoas.
e) Da área territorial de 280,335 km², a Área urbanizada [2019], corresponde a 2,44 km², o Esgotamento sanitário adequado [2010], atende a 47,8 %. A Arborização de vias públicas [2010] é de 82,5 %, a Urbanização de vias públicas [2010] corresponde a 41,3 % e o Bioma [2019] é Mata Atlântica.
f) Clima e temperatura – o clima é alternado entre chuvoso e seco.
g) Serras – Serra do Coelho, na divisa intermunicipal com Desterro de Entre Rios, encontra-se totalmente degradada por uma imensa mineradora desde o ano de 2014.
h) Bacias hidrográficas – o município é servido pela Bacia do Rio do Peixe.
i) Cachoeiras – Paracatu, com queda aproximada de 10m.
k) Um patrimônio cultural importante é a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Necessidades, cuja festa ocorre em 08 de setembro.
l) uma curiosidade é que existe no município de Afonso Cláudio, no sudoeste do estado do Espirito Santo, um distrito chamado Piracema. Essa toponímia pode ser encontrada em filme de Mazzaroppi e na Novela da TV Globo, Eta Mundo Bom.
O trabalho exibido objetiva três coisas: a primeira e a criação do distrito de Bom Retiro da Tapera, um território de ecoturismo, sustentabilidade e cultura, composto pelas localidades de Brandão, Colônia, Coqueiros, Cruz, Geada, Goiabeiras, Limeira, Limoeiro, Mamonas, Marra, Morro Grande, Morro Vermelho, Mundéus, Paciência, Paiol, Paracatu, Perobas, Serra do Coelho, Tapera e Taquaral; a segunda, inventariar os bens naturais e culturais do município objetivando compor cinquenta e dois (52) quadros onde estão pintadas e retratadas as grandes belezas naturais e culturais existentes. E a terceira inserir Piracema na Região metropolitana de Belo Horizonte, implantado as linhas de ônibus urbano 3997 (Piracema/Belo Horizonte) e 3998 (Piracema/Estação Eldorado), sendo para isto necessário um plebiscito e protocolos/trâmites na ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Por fim a ideia geral é transformar o Distrito de Bom Retiro da Tapera, num território de ecoturismo, sustentabilidade e cultura. Venha conhecer Piracema, a Cidade Amiga.
1 Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]