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Temática Ambiental nos Currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

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Temática Ambiental nos Currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Admissão da Temática Ambiental nos Currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: a experiência da Escola Municipal Rural de Ribeirão do Eixo, Itabirito – MG

Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade (1)

Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439

O Presente Projeto foi desenvolvido no ano de 2011 em Parceria com a Faculdade de Educação da UFMG com a finalidade de abranger as necessidades da Sociedade Civil itabiritense em um método de atualização e propriedade educativa com novas acordos e novas maneiras em relação à Ecologia Rural.

Todas as ponderações induziram à demarcação territorial e materialização de uma coligação de investigação interdisciplinar e institucional entre técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Itabirito e alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo / Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades da FaE/UFMG, bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que conjuntamente, determinou o objeto de pesquisa (01 Escola Rural da Rede Municipal de Ensino), e o procedimento de investigação-ação empregado com a intenção de impetrar os objetivos de Incorporação da Dimensão Ambiental nos Currículos das séries iniciais do Municipalidade de Itabirito – MG. Começou com uma aproximação da coligação de Pesquisa com a Escola Municipal Rural para efetivação de observação e levantamento, “In Loco” das dificuldades socioambientais existentes na Escola Rural Municipal de Ribeirão do Eixo e comunidade onde está implantada.

A equipe da Escola Camponesa é formada por: 06 professoras (todas com Graduação e Pós-Graduação), 01 Auxiliar de Serviços Gerais e 01 Servente Escolar (responsáveis pela limpeza e alimentação) que ficam diretamente na Escola; Forma de contratação: efetivos e designados e forma de definição do corpo-gestor: Indicativo comunidade/eletivo. A Escola funciona no turno da manhã e oferece a Educação Infantil (1º e 2º período-turma multisseriada) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Os alunos ao concluírem a etapa I do Ensino Fundamental são direcionados via transporte escolar para a continuidade em escolas estaduais do município de Congonhas, distante a cerca de 27 km pela Rodovia BR 040. A escola Camponesa possui atualmente 40 alunos distribuídos em 06 turmas:

Etapa/Idade

Qtde de alunos

Professora

Formação

Ed. Infantil: 4 e 5 anos

11 alunos

Rosana Pinto

Normal Superior e Psicopedagogia

1º ano: 6 anos

06 alunos

Márcia de Paula

Pedagogia, História e Gestão Empresarial

2º ano: 7 anos

07 alunos

Eliana Santos

Pedagogia, Estudos Sociais e Geografia

3º ano: 8 anos

06 alunos

Maura Santos

Pedagogia, Geografia, Matemática, Educação Ambiental e Docência do Ensino Superior

4º ano: 9 anos

06 alunos

Tereziana Marinho

Normal Superior e Psicopedagogia

5º ano: 10 anos

04 alunos

Lucia Sancho

Letras e Gestão escolar

1º Momento – Aplicado 6 questionários aos docentes, com objetivo se ter amostragem e qual a percepção da Educação Ambiental dos professores e seu grau de informação a respeito. 2º Momento – Aplicado 40 questionários, aos discentes com objetivo de levantar os problemas ambientais percebidos pelos eles, os temas prioritários, as áreas de conhecimento e as atividades pedagógicas para a inclusão da Educação Socioambiental no Currículo dessa Escola MunicipalRural.

Resultados Obtidos – Inserção da conjuntura ambiental como um das linhas do currículo da Escola Rural. Posicionamento aderente dos educadores em afinidade a importância da abrangência da dimensão ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental, realização de entrevista com os educadores acerca da relação entre Educação Ambiental e Avaliação Educacional; publicação de um artigo de Pesquisa-Educação Ambiental, intitulado “PATRIMÔNIO RURAL, PAISAGENS AGRÍCOLAS E CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM RIBEIRÃO DO EIXO (MG): A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO VOLTADA À REALIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES CAMPONESES” apresentando novas perspectivas e publicado na Revista CESUMAR de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2018). O Resultado da Análise de Pesquisa foi a definição de um Caderno de Educação Ambiental para cada aluno e avalição das atividades. O presente projeto encontra-se concluído sem possibilidade de redimensionamento do trabalho para as demais quatro Escolas Municipais Rurais de Itabirito: Escola Municipal Antônio Sobrinho – Marzagão, Escola Municipal de Acuruí, Escola Municipal Padre Antônio Cândido – São Gonçalo do Bação, Escola Municipal Professora Olimpia Mourão Malheiros – Córrego do Bação

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

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