Breve exame sobre os programas de educação ambiental na televisão brasileira
Breve exame sobre os programas de educação ambiental na televisão brasileira
“Globo Ecologia”, “Globo Repórter” e “Repórter Eco”: um breve exame sobre os programas esporádicos ou contínuos de educação ambiental na televisão brasileira
Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade (1)
Resumo: O artigo apresenta um experimento que analisou a qualidade de três programas de televisão sobre educação ambiental. O experimento foi realizado por estudantes de um curso de gestão ambiental à distância, que assistiram e ficharam 30 programas de acordo com critérios como data, duração, gênero, produção, teor socioambiental, palavras-chave, resumo descritivo e convergência dominante. O artigo também explica as três tendências ecológica, preservacionista e socioambiental que foram usadas para avaliar os programas.
Tendo em vista a extensa exposição de matérias pertinentes à Educação Ambiental nos círculos de comunicação de massa e a relevância desses elementos como formadores de opinião pública, foi efetivado um experimento durante a disciplina de “Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, ofertada em 2011/1º pelo Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade educação à distância, pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR que buscou averiguar a qualidade de três programas de televisão de expressiva aceitação de público: “Repórter Eco” (TV Cultura) e “Globo Ecologia” e “Globo Repórter” (TV Globo). Trinta programas foram armazenados durante duas semanas, exibidos pelo menos três vezes para três estudantes e fichados de acordo com suas particularidades.
Tal ficha conteve elementos gerais do programa (data de exibição, duração, gênero, produção) e outras pertinentes ao tema abordado (apreciação do teor sob o aspecto socioambiental, palavras-chave, resumo descritivo e convergência dominante). O exame fundamentou-se nas tendências ecológica, preservacionista e socioambiental.
A primeira, avaliando a natureza por seus atributos biológicos e perfeição, seu valor místico e pela relação sentimental do homem com ela, a segunda pela sua prática conservacionista; a terceira julgando os aspectos culturais, econômicos, históricos, sociais da relação do ser humano com a natureza.
Ao todo foram consideradas 30 reportagens, sendo 14 reportagens do “Repórter Eco”, 12 do “Globo Ecologia” e 04 do “Globo Repórter”. Majoritariamente, nas reportagens do “Repórter Eco” predominaram as tendências ecológica e preservacionista, enquanto que em nenhuma reportagem do “Globo Ecologia” esta tendência foi dominante. Já a tendência socioambiental, prevaleceu menos nas reportagens do “Repórter Eco” e mais no “Globo Ecologia”.
No “Globo Repórter” quando há matérias ambientais, predominam as três perspectivas. Reportagens com as dois enfoques foram achadas, tanto no “Repórter Eco” como no “Globo Ecologia”. Algumas reportagens não apresentaram enfoque ambiental, sendo um identificador mínimo no “Repórter Eco” e também no “Globo Ecologia”, mas coeficiente potente no “Globo Repórter”.
Conclui-se que o programa “Repórter Eco” é essencialmente ecológico e preservacionista e o “Globo Ecologia”, de essência socioambiental. O Globo Ecologia foi extinto pela TV Globo no ano de 2014, o que representou um grande retrocesso.
Em que incida as diferenças analisadas, os dois programas restantes podem ser avaliados como expressivos para a exposição das questões socioambientais no Brasil e para a gênese de uma consciência ecológica. Conclui-se que os dois programas restantes se consolidam como materiais didáticos especiais para uso na educação básica.
1 Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]