Aquecimento global acima de 2°C já é provável
Aquecimento global acima de 2°C já é provável
A meta do Acordo de Paris de um máximo de 2 graus de aquecimento pode ser superada e o mundo está caminhando para um aumento de temperatura de 2,5 a 3 graus.
Ao mesmo tempo, é viável evitar um aquecimento mais elevado. É o que mostram pesquisadores da Chalmers University of Technology e da Lund University, na Suécia, em um novo estudo.
“Mais e mais países estão prometendo que eliminarão gradualmente o carvão de seus sistemas de energia, o que é positivo. Mas, infelizmente, seus compromissos não são fortes o suficiente. Se quisermos ter uma chance realista de atingir a meta de 2 graus, a eliminação gradual do carvão precisa acontecer mais rapidamente”, diz Aleh Cherp, professor do Instituto Internacional de Economia Ambiental Industrial da Universidade de Lund.
China e Índia precisam começar a eliminar gradualmente o uso de carvão
A eliminação gradual do carvão é necessária para manter o aumento da temperatura mundial abaixo de 2 graus, em comparação com os níveis pré-industriais. Em um estudo do programa de pesquisa Mistra Electrification, um grupo de pesquisadores analisou os compromissos assumidos por 72 países de eliminar gradualmente o uso de carvão até 2022–2050.
Na melhor das hipóteses, os pesquisadores mostram que é possível que o aumento da temperatura permaneça em 2 graus. Mas isso pressupõe, entre outras coisas, que tanto a China quanto a Índia comecem a eliminar gradualmente o uso de carvão dentro de cinco anos. Além disso, sua eliminação gradual precisa ser tão rápida quanto no Reino Unido, que é a mais rápida que já aconteceu em um país grande, e mais rápido do que a Alemanha prometeu. Isso pode criar desigualdades que precisarão ser abordadas por políticas internacionais.
O aquecimento global de até 3 graus é provável
O grupo de pesquisa também desenvolveu cenários que considera mais realistas. Esses cenários indicam que a Terra está caminhando para um aquecimento global de 2,5 a 3 graus.
“Os compromissos dos países não são suficientes, nem mesmo entre os países mais ambiciosos. Além disso, a invasão da Ucrânia pela Rússia pode impedir que alguns países eliminem gradualmente o carvão, como prometeram”, diz Jessica Jewell, professora associada da Divisão de Teoria dos Recursos Físicos da Chalmers University of Technology.
O estudo mostra que os compromissos dos 72 países para eliminar gradualmente a energia a carvão são semelhantes entre si e estão alinhados com dados históricos sobre a rapidez com que a energia a carvão foi eliminada no passado.
Referência:
Phasing out coal for 2 °C target requires worldwide replication of most ambitious national plans despite security and fairness concerns
Vadim Vinichenko, Marta Vetier, Jessica Jewell, Lola Nacke, Aleh Cherp
Environmental Research Letters (ERL), January 2023
DOI 10.1088/1748-9326/acadf6
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]