Piores impactos do aumento do nível do mar ocorrerão antes do esperado
Piores impactos do aumento do nível do mar ocorrerão antes do esperado
Modelos atualizados e precisos de elevação das áreas costeiras revelam que a área de terra inundada nos primeiros 1 a 2 metros de elevação do nível do mar pode ser o dobro das estimativas anteriores
Por Derek Smith*, União Geofísica Americana
Os modelos atuais de aumento do nível do mar sugerem que os impactos mais generalizados ocorrerão depois que o nível do mar subir vários metros. Mas um novo estudo descobriu que os maiores aumentos na inundação ocorrerão após os primeiros 2 metros (6,6 pés) de elevação do nível do mar, cobrindo mais do que o dobro de terra do que os modelos de elevação mais antigos previam.
O estudo usou medições de alta resolução de elevação de terra do satélite ICESat-2 lidar da NASA, lançado em 2018, para melhorar os modelos de aumento do nível do mar e inundação. Avaliações anteriores geralmente dependiam de dados baseados em radar, que são menos precisos.
“O radar é incapaz de penetrar totalmente na vegetação e, portanto, superestima a elevação da superfície”, disse Ronald Vernimmen, pesquisador da empresa de pesquisa holandesa Data for Sustainability, que liderou o estudo. Muitas áreas costeiras são mais baixas do que os cientistas pensavam.
O estudo foi publicado no Earth’s Future da AGU , que publica pesquisas interdisciplinares sobre o passado, presente e futuro do nosso planeta e de seus habitantes.
A subestimação da elevação do solo significa que as comunidades costeiras têm menos tempo para se preparar para o aumento do nível do mar do que o esperado, com os maiores impactos do aumento do nível do mar ocorrendo antes do que se pensava anteriormente. Após esses primeiros metros de elevação do nível do mar, a taxa na qual a área terrestre cai abaixo do nível médio do mar diminui.
Vernimmen, que trabalha em projetos de proteção contra inundações e consultoria de planejamento espacial, começou a usar essas medições mais precisas da elevação do terreno quando percebeu que as estimativas de elevação do solo existentes não eram adequadas para quantificar o risco de inundações costeiras.
Usando as novas medições de elevação de terra, Vernimmen e o co-autor Aljosja Hooijer descobriram que as áreas costeiras ficam muito mais baixas do que os dados de radar mais antigos sugeriam. As análises do novo modelo de elevação baseado em lidar revelaram que 2 metros de elevação do nível do mar cobririam até 2,4 vezes a área terrestre observada pelos modelos de elevação baseados em radar.
Por exemplo, os dados lidar sugerem que um aumento de 2 metros (6,6 pés) no nível do mar poderia colocar a maior parte de Bangkok e seus 10 milhões de residentes abaixo do nível do mar, enquanto dados mais antigos sugeriam que Bangkok ainda estaria muito acima do nível médio do mar sob o mesmo nível. quantidade de elevação do nível do mar. No total, após 2 metros (6,6 pés) de aumento do nível do mar, Vernimmen e Hooijer estimam que mais 240 milhões de pessoas viverão abaixo do nível médio do mar. Após 3 e 4 metros (9,8 e 13 pés) de elevação do nível do mar, esse número aumenta em 140 milhões e em outros 116 milhões, respectivamente.
Cidades abaixo do nível do mar no futuro podem não necessariamente estar submersas porque diques e estações de bombeamento podem proteger algumas áreas da elevação do nível do mar; Amsterdã e Nova Orleans são exemplos modernos disso.
No entanto, tais medidas de proteção podem ser caras e levar décadas para serem implementadas. Se as comunidades vulneráveis quiserem mitigar a maior parte dos danos, precisam agir antes que o mar suba os primeiros metros, de acordo com Vernimmen.
(a) Área terrestre e (b) população abaixo do MSL após 0 (2020), 1, 2, 3 e 4 m de elevação do nível do mar (SLR) para GLL_DTM_v2 em comparação com GDEMs (todos dentro da extensão SRTM). Dados populacionais de (Centre for International Earth Science Information Network (CIESIN) e Columbia University, 2018 ). Nas Tabelas S5–S10 em Detalhes de informações de suporte S1 para 26 países com mais de 2,0 milhões de pessoas atualmente (2020) vivendo em terras abaixo de 4 m + MSL. As fontes são classificadas por terra total abaixo do MSL a 4 m SLR. In https://doi.org/10.1029/2022EF002880
Este estudo é publicado com acesso aberto. Baixe uma cópia do estudo New LiDAR-based elevation model shows greatest increase in global coastal exposure to flooding to be caused by early-stage sea-level rise
Referência:
Vernimmen, R., & Hooijer, A. (2023). New LiDAR-based elevation model shows greatest increase in global coastal exposure to flooding to be caused by early-stage sea-level rise. Earth’s Future, 11, e2022EF002880. https://doi.org/10.1029/2022EF002880
Henrique Cortez *, tradução e edição.
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]