EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A população de Porto Rico de 1950 a 2100

 

A população de Porto Rico de 1950 a 2100, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Porto Rico é um dos países com maior renda per capita da América Latina e Caribe (ALC). Mas também é um país em declínio e fortemente impactado pelo colapso econômico, demográfico e ambiental

Porto Rico é uma ilha do Caribe com uma população de 3,3 milhões de habitantes, em 2022, tem uma área de 9.104 km2 e uma densidade demográfica de 374 habitantes por km2. Porto Rico foi uma colônia e província espanhola desde a invasão de Cristóvão Colombo em 1493, até a Guerra Hispano-Americana de 1898. Os porto-riquenhos passaram a ter status de cidadãos americanos em 1917, quando o país se tornou um estado associado aos Estados Unidos.

Porto Rico foi atingido duramente pelo furacão Irma, no dia 07 de setembro de 2017, e, antes mesmo de ter tempo para se recuperar, foi devastado pelo furacão Maria, no dia 20 de setembro. O furacão Maria foi a pior tempestade a se abater sobre a ilha em 100 anos, transformando ruas em rios repletos de destroços, danificando edifícios e cortando totalmente a oferta de energia. A proporção dos danos materiais foi inédita e incomensurável, agravando os problemas econômicos do país que não são pequenos.

A população de Porto Rico era de 2,2 milhões em 1950, atingiu o pico em 2001, com 3,8 milhões de habitantes, deve diminuir para 2,7 milhões em 2050 e deve atingir 1,27 milhão de habitantes em 2100, segundo a projeção média da Divisão de População da ONU (como mostra o gráfico abaixo, painel da esquerda).

A população porto-riquenha de 15-59 anos aumentou durante toda a segunda metade do século passado e atingiu o pico, na virada do milênio, com 2,3 milhões de pessoas. Desde o início do atual século a população em idade ativa já está decrescendo e deve atingir cerca de 500 mil pessoas em 2100 (conforme mostra o gráfico abaixo, no painel da direita). Ou seja, Porto Rico terá uma população em idade economicamente ativa em 2100, menos da metade do que tinha em 1950.

população total e população em idade ativa em porto rico

 

Os gráficos abaixo mostram a evolução da taxa de fecundidade total (TFT) e a expectativa de vida. Porto Rico tinha uma TFT de cerca de 5 filhos por mulher em meados do século passado e caiu para o nível de reposição no ano 2000 e atingiu apenas 1,1 filho por mulher em 2018, loco após o furacão Maria. Nas próximas décadas espera-se uma leve recuperação da fecundidade (como mostra o gráfico abaixo, painel da esquerda). Como as taxas de emigração são elevadas, a perspectiva é que realmente haja decrescimento demográfico no restante do século.

A expectativa de vida ao nascer estava pouco acima de 50 anos em 1950 e chegou a 80 anos em 2016 (acima da expectativa de vida dos EUA que até hoje não chegou aos 80 anos). A expectativa de vida caiu durante a pandemia, mas já está se recuperando e deve ultrapassar 90 anos em 2100 (como mostra o gráfico abaixo, painel da direita).

taxa de fecundidade e expectativa de vida em porto rico

 

O aprofundamento da transição demográfica implica diminuição dos grupos jovens e de aumento da proporção dos grupos mais idosos. O gráfico abaixo (da esquerda) mostra que a população de 0 a 14 anos de Porto Rico era de 1 milhão de jovens entre 1950 e 1990 e já caiu pela metade e deve chegar a 200 mil jovens. O número de idosos (gráfico da direita) era de 100 mil pessoas de 60 anos e mais de idade em 1950, ultrapassou 1 milhão de pessoas atualmente e deve diminuir para 700 mil idosos em 2100. Em termos relativos, Porto Rico é o país mais envelhecidos do continente americano, com estimativa de chegar a impressionante 55% de idosos na população total em 2100, ultrapassando inclusive o Japão.

população jovem e população idosa em porto rico

 

As mudanças da estrutura etária, provocada pelo avanço da transição demográfica se expressa na transformação da pirâmide populacional, conforme mostrado nos gráficos abaixo. A pirâmide etária de Porto Rico de 1950 tinha uma base bem larga, refletindo as altas taxas de fecundidade. A pirâmide de 2022 mostra uma entrada na faixa de 30 a 40 anos e um novo estreitamento da base abaixo de 20 anos. Já a pirâmide porto-riquenha de 2100 apresenta uma grande redução dos grupos etários mais jovens e, com o topo alargado, fica evidente o decrescimento populacional de Porto Rico.

pirâmides populacionais de porto rico

 

A razão de dependência porto-riquenha caiu após 1960, atingiu os níveis mais baixos na virada do milênio e já voltou a crescer. Após 2070, a razão de dependência vai ultrapassar 150 pessoas dependentes para cada 100 pessoas em idade ativa. Será uma das maiores razões de dependência do mundo, colocando um grande desafio para o país caribenho.

221109e taxa de dependência em porto rico

 

O PIB de Porto Rico cresceu mais do que o PIB mundial na segunda metade do século passado, mas iniciou um processo de longo declínio no século XXI, passando de 0,18% no início dos anos 2000 para menos de 0,08% na atual década (gráfico abaixo, do lado esquerdo). A renda per capita porto-riquenha (em preços correntes em poder de paridade de compra) se manteve acima da renda média mundial e tem se beneficiado de ter uma moeda denominada em dólar americano (gráfico do lado direito), a despeito de toda a crise econômica recente.

participação do pib de porto rico no pib global

 

Por ter uma alta densidade demográfica, Porto Rico sempre teve déficit ambiental. Segundo o Instituto Global Footprint Network, Porto Rico sempre teve uma Pegada Ecológica acima da Biocapacidade, conforme mostra a figura abaixo.

pegada ecológica de porto rico

 

Ou seja, Porto Rico é um dos países com maior renda per capita da América Latina e Caribe (ALC). Mas também é um país em declínio e fortemente impactado pelo colapso econômico, demográfico e ambiental. A única certeza do país é que vai sofrer novos danos com novos furacões impulsionados pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas, tornando diversas áreas inabitáveis. O furacão Fiona que atingiu Porto Rico em 18 setembro de 2022 provocou grandes inundações e é mais um alerta da vulnerabilidade do país que importa mais de 80% dos alimentos consumidos na ilha.

Porto Rico é um país submergente, mas também uma nação com grande dificuldade de se manter viva e dinâmica. Para o bem ou para o mal, os porto-riquenhos possuem cidadania americana e podem trocar de lar, opção que outros países do mundo não possuem. A dúvida é como reconstruir o país e tornar Porto Rico um país com avanços sociais e ambientais.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referência:

ALVES, JED. Colapso econômico, demográfico e ambiental de Porto Rico, Ecodebate, 27/09/2017
https://www.ecodebate.com.br/2017/09/27/colapso-economico-demografico-e-ambiental-de-porto-rico-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]