Urgência da economia circular na gestão de recursos
Urgência da economia circular na gestão de recursos artigo de Cadu Guerra
A economia circular é um modelo de atuação que os negócios podem usar como forma de mudança para o futuro do planeta
O futuro do planeta é um tema que preocupa ambientalistas, empresas, governos e a sociedade. O nosso modo de usar e consumir vem chamando a atenção há algumas décadas, o uso exagerado de plásticos, o desmatamento, a falta de reciclagem, o aquecimento global e tantas outras questões acendem o alerta para que mudemos os nossos hábitos de consumo.
É nesse contexto que o debate sobre economia circular ganha força, já que ela diz respeito ao uso de recursos naturais com menor dependência da matéria prima virgem, dando prioridade para o uso de insumos duráveis, recicláveis e renováveis.
Com essa nova perspectiva, novos modelos de negócios surgem pensando no uso dos recursos de forma inteligente sem prejudicar o meio ambiente, um exemplo são empresas que alugam smartphones ou reformam itens usados e revendem. Esses novos negócios atraem cada vez mais consumidores, principalmente os mais jovens, que se mostram ligados e preocupados com o meio ambiente.
De acordo com a pesquisa da consultoria Mckinsey, 85% dos brasileiros dizem que se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. Outro estudo realizado pelo Mercado Livre denominado “Crescimento do Consumo Sustentável on-line”, constatou que houve um crescimento nas buscas e compras na seção de produtos sustentáveis. No período de junho de 2019 a maio de 2020, 2,5 milhões de usuários em toda a América Latina compraram produtos com proposta sustentável, sendo deste total 1,4 milhão de consumidores do Brasil.
Para além dos impactos e preocupações que a população e o mundo já tem com a crise climática, agora os impactos chegam também para as empresas que perdem duplamente ao não considerarem a questão, pois primeiro perdem os clientes que não compram de empresas que se atentem para a causa ambiental e segundo por não contribuírem ativamente com o seu papel de mudança em um problema mundial.
Por isso, a economia circular é um modelo de atuação que os negócios podem usar como forma de mudança para o futuro do planeta. Pensar em novas formas de usar os recursos, reaproveitá-los, reciclá-los, diminuir o desperdício e pensar em uso sustentável mostra que é possível que as companhias atuem sem agredir o meio ambiente. Evidenciando que há outras formas de desenvolver os projetos sem que seja necessário poluir, destruir e contribuir para a crise ambiental.
Assim, os negócios pensam no uso dos recursos de forma inteligente, ou seja, com melhor aproveitamento e menor impacto ambiental. Isso porque a economia circular tem também como finalidade gerar uma gestão de recursos de forma mais eficiente priorizando um desenvolvimento sustentável. As empresas com esse modelo ganham competitividade e reduzem os custos, no fim, é um modo inteligente de atuação que se destaca no mercado e atrai consumidores.
Pensar no futuro do planeta e em novas formas de atuação permitem que os negócios se reinventem e tenham uma atuação mais inteligente. Além de trazer benefícios para o empreendedor, para os clientes e principalmente contribuir para a redução de danos ambientais.
*Cadu Guerra é CEO do Allugator, maior plataforma de assinatura de aparelhos eletrônicos do país
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.