Reino Unido pretende descarbonizar todos os modos de transporte doméstico até 2050
Reino Unido pretende descarbonizar todos os modos de transporte doméstico até 2050
Ar mais limpo, comunidades mais saudáveis e dezenas de milhares de novos empregos verdes devem se tornar realidade graças ao revolucionário plano de descarbonização de transportes do Reino Unido, anunciado ontem (14 de julho de 2021).
Faltando apenas alguns meses para a grande cúpula do clima COP26 , o plano fornece um ‘greenprint’ líder mundial para reduzir as emissões de nossos mares e céus, estradas e ferrovias, estabelecendo um caminho confiável para todo o setor de transporte chegar a zero líquido até 2050 .
O transporte mais limpo criará e apoiará empregos altamente qualificados, com a produção de veículos rodoviários com emissão zero tendo o potencial de sustentar dezenas de milhares de empregos no valor de até £ 9,7 bilhões de GVA em 2050. Isso também garantirá que o ar que respiramos seja mais limpo nossas comunidades e reduzir o tempo gasto no trânsito.
Como parte desta visão, o governo anuncia hoje sua intenção de eliminar gradualmente a venda de novos veículos pesados a diesel e gasolina ( HGVs ) até 2040, sujeitos a consulta – combinada com a data de eliminação de 2035 para carros e vans poluentes, este representa uma promessa líder mundial para eliminar todos os veículos rodoviários poluentes nas próximas 2 décadas. A consulta propõe uma data de eliminação progressiva de 2035 para veículos com peso de 3,5 a 26 toneladas e 2040 para veículos com peso superior a 26 toneladas – ou antes, se uma transição mais rápida parecer viável.
Com bilhões de libras em investimentos já prometidos, incluindo £ 2 bilhões em ciclismo e caminhada e £ 2,8 bilhões para apoiar a indústria e os motoristas na mudança para veículos mais limpos, o plano de descarbonização do Transporte também define como o governo vai melhorar o transporte público e aumentar o apoio para viagens ativas torná-los a primeira escolha natural para todos que podem levá-los – criando uma rede ferroviária zero líquida até 2050, garantindo emissões líquidas zero da aviação até 2040 e liderando a transição para o transporte verde.
O Secretário de Transporte Grant Shapps disse:
* O transporte não é apenas a forma como você se locomove. É algo que molda fundamentalmente nossas vilas, cidades e campos, nossos padrões de vida e nossa saúde. Pode moldar todas essas coisas para o bem ou para o mal. A descarbonização não é apenas um processo tecnocrático. É sobre como garantimos que o transporte modele a qualidade de vida e a economia de maneiras que sejam boas.
* Não se trata de impedir as pessoas de fazerem as coisas: trata-se de fazer as mesmas coisas de maneira diferente. Ainda voaremos nas férias, mas em aeronaves mais eficientes, utilizando combustível sustentável. Ainda dirigiremos, mas cada vez mais em carros com emissões zero.
* O plano de descarbonização do Transporte é apenas o começo – precisaremos de esforços e colaboração contínuos para cumprir seus compromissos ambiciosos, que, em última análise, criarão um crescimento econômico sustentável por meio de comunidades mais saudáveis à medida que reconstruímos com mais verdes.
O compromisso surge no momento em que o governo publica um livro verde estabelecendo a estrutura regulatória exigindo que os fabricantes de veículos melhorem a eficiência de combustível de novos carros, vans e HGVs , permitindo que o país cumpra as ambiciosas datas de eliminação gradativa enquanto cria novos empregos para o setor automotivo entregando certeza para os motoristas. Isso inclui consultoria sobre a possível introdução de um novo mandato da indústria em fases para veículos com emissão zero.
O governo também publica hoje um plano de entrega 2035 , que reúne todas as medidas para descarbonizar carros e vans, de todo o governo, em um único documento. Ele descreve os principais cronogramas, marcos e como o progresso em direção ao compromisso de entregar a propriedade em massa de carros e vans com emissão zero será monitorado.
Isso segue os recentes investimentos da fabricante de automóveis Nissan para produzir seu veículo elétrico de nova geração em Sunderland, junto com a nova Gigafactory da Envision, bem como o investimento de Stellantis na fábrica de Ellesmere Port de Vauxhall para transformar o local para uma nova era na fabricação de veículos elétricos.
A aviação tem um papel vital no combate às mudanças climáticas, razão pela qual o governo está lançando hoje também a consulta Jet Zero , que compromete o setor com uma meta de emissões líquidas zero até 2050 e estabelece um plano de ação para como isso pode ser alcançado – garantindo que todos possam continuar a voar para férias, visitas à família e negócios, sem contribuir para as mudanças climáticas.
Refletindo o fato de que a indústria de aviação do Reino Unido já está liderando o caminho na busca pela redução das emissões de voos, a consulta propõe uma meta anterior para a aviação doméstica do Reino Unido chegar a zero líquido até 2040, bem como para todas as operações aeroportuárias na Inglaterra terem emissão zero em 2040.
Tradução e edição de Henrique Cortez, a partir de original do governo do Reino Unido
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]