Fumaça sangrenta: os milhões mortos pela poluição do ar
Fumaça sangrenta: os milhões mortos pela poluição do ar, artigo de Antonio Carlos Lopes
[EcoDebate] A Medicina do País se compõe – em ampla frente, de Norte a Sul – para a defesa da qualidade do ar e da vida. Pneumologistas, cardiologistas, clínicos médicos, ginecologistas, neurologistas, médicos de tráfego, emergencistas, nutrólogos, obstetras, pediatras, associações médicas… Todos!, por uma causa do bem.
Em coesão, em uma só voz, os médicos pleiteiam a manutenção do prazo de vigência (2023) da fase P8 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores. A contenda é para que as montadoras de veículos automotores cumpram o Padrão Internacional Euro VI, conjunto de normas para minimizar os poluentes lançados no ar que respirados pela frota veicular.
Nesse quesito, aliás, estamos nove anos atrasados em relação à Europa e 13 anos aos Estados Unidos.
Eventual adiamento por mais três anos, para 2026, como deseja a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), custará ao Brasil mais milhares de mortes relacionadas à poluição veicular, além de representar ao combalido Sistema Único de Saúde milhões de reais em tratamentos evitáveis, caso o investimento seja em políticas preventivas.
Tudo isso em momento de crise sanitária mundial, sobre a qual ninguém tem certeza de quando será controlada.
A Sociedade Brasileira de Clínica Médica, da qual sou presidente, integra esse movimento e é signatária de dossiê enviando à Presidência da República, ao Ministério da Saúde e ao Ministério do Meio Ambiente.
Muitos artistas e esportistas também estão ao nosso lado, para defender mais responsabilidade do Estado na inadiável batalha contra a contaminação do ar.
Aliás, é mister ressaltar, que a contaminação do ar é responsável por 35% das mortes por doenças respiratórias, 15% das mortes por doenças cerebrovasculares, 44% das mortes por doenças do coração, 6% das mortes por câncer de pulmão e 50% dos casos de pneumonia em crianças, segundo dados recentes da Organização Pan-Americana de Saúde.
Isso posto, vem a pergunta que não quer calar: se as montadoras seguem as regras-padrão na Europa e EUA, qual o motivo de elas tentarem prorrogar indefinidamente a adoção aqui?
A saúde do brasileiro vale tanto quanto a do europeu e a do americano, creio que concordamos.
Então, quem pensa diferente, que venha a público e o diga com todas as letras.
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/12/2020
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.