Marketing Sustentável no Mercado Globalizado – Caso Brasil
Marketing Sustentável no Mercado Globalizado – Caso Brasil
Marketing sustentável global é uma concepção gerencial que atende as demandas sociais e ambientais e, eventualmente, as tornam em vantagens competitivas sustentáveis
Artigo de José Austerliano Rodrigues
O mundo vem encolhendo drasticamente nos últimos anos. Os países têm se tornado cada vez mais multiculturais, e bens e serviços desenvolvidos em um país são amplamente aceitos em outros. Desta forma, pouquíssimas empresas brasileiras mostram a capacidade que elas têm de abordar questões globais econômicas, sociais e ambientais (OTTMAN, 2012; KOTLER; KELLER, 2018).
Embora as oportunidades de entrar e competir nos mercados internacionais sejam significativas, os riscos também podem ser altos. Assim sendo, empresas que vendem em setores globalizados, no entanto, não têm outra escolha a não ser internacionalizar suas operações de marketing sustentável (KOTLER; KELLER, 2018).
Belz e Kartens (2010), marketing sustentável global é uma concepção gerencial que atende as demandas sociais e ambientais e, eventualmente, as tornam em vantagens competitivas sustentáveis ao transportar valor e satisfação aos consumidores.
Desta forma, em um setor global, as posições estratégicas dos concorrentes nos principais mercados locais ou nacionais são afetadas basicamente por suas posições globais gerais (PORTER, 1980; KOTLER; KELLER, 2018). Uma empresa global opera em mais de um país e capta vantagens de P&D (pesquisa e desenvolvimento), produção, logística, marketing e financeiras sustentáveis fora do alcance de concorrentes que se limitam a atuar localmente.
Aliada à crescente pressão causada pela elevada produção e pelo elevado consumo de recursos naturais no mundo globalizado, a demanda de práticas de negócios que reconhecem este impacto negativo e o esforço de eliminá-lo, estão se acelerando. Esta demanda não vem dos mercados, mas é basicamente estimulada pela preocupação levantada através de iniciativas impostas por órgãos reguladores e organizações não governamentais. Esta preocupação e a inclusão de outras referentes à produção, compras, distribuição e marketing, tornaram-se inevitáveis (RODRIGUES, 2017).
Por mais que muitas nações e regiões integrem suas políticas e padrões comerciais sustentáveis, cada uma mantém características peculiares que precisam ser compreendidas. O quão preparadas estão para receber diferentes bens e serviços e o nível de atratividade de seu mercado dependem de suas análises das dimensões econômica, ambiental, social, ética/cidadania ecológica, tecnologia de informação e política-jurídica (LIM, 2015; KOTLER; KELLER, 2018; RODRIGUES; RODRIGUES FILHO, 2018).
Contudo, uma das mais nítidas distinções no marketing sustentável global ocorre entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento ou mercados emergentes, como Brasil e outros mercados em desenvolvimento.
Desta forma, as necessidades ainda não satisfeitas das economias em desenvolvimento representam grandes mercados potenciais para alimentação, vestuário, habitação, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e muitos outros produtos sustentáveis (KOTLER; KELLER, 2018).
No caso do Brasil, entre as empresas brasileiras que obtiveram êxito internacional sustentável podemos citar a fabricante Natural Cosméticos, Companhia Energética de Minas Gerais S.A e o Banco do Brasil SA (CORPORATE KNIGHTS, 2020).
Assim sendo, quando uma empresa define determinado país como alvo, precisa definir a melhor maneira de ingressar nele com suas marcas sustentáveis. As principais opções são exportação indireta e direta, licenciamento, joint-ventures e investimentos diretos (KOTLER; KELLER, 2018).
Então, comunicar a preocupação com relação à sustentabilidade pode melhorar a equidade empresarial, uma vez que os investidores buscam reduzir riscos e muitos consumidores, investidores e partes interessadas “socialmente responsáveis” querem alinhar seus valores com suas economias. Reconhecendo a oportunidade, cada vez mais empresas estão demonstrando sua missão com e progresso sustentáveis (OTTMAN, 2012).
Original
This brings the company a cost advantage, which would allow them to lower their prices while sustaining or increasing their profit margin (Martin & Schouten 2012, 16).
José Austerliano Rodrigues. Especialista Sênior em Sustentabilidade de Marketing e Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, com ênfase em Sustentabilidade e Marketing, com interesse em pesquisa em Marketing Sustentável, Sustentabilidade de Marketing, Responsabilidade Social e Comportamento do Consumidor. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/09/2020
** Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR. **
Nota da redação: Em relação ao tema “Marketing Sustentável / Sustentabilidade de Marketing” sugerimos que leia, também:
Coleta De Informações: Análise Da Sustentabilidade De Marketing
Comunicações Digitais E Marketing Sustentável
Mix De Comunicação De Marketing Sustentável
Marketing Digital É Chave Para Sobrevivência De PMEs
Sustentabilidade de Marketing para o Setor de Moda
O Marketing Sustentável como Ferramenta para os Negócios Ecoturísticos no Brasil
Pesquisa De Marketing Sustentável Etnográfica: Da Antropologia Cultural A Digital
Estratégia De Marketing Sustentável: Segmentação De Mercado
Estratégia De Marketing Sustentável: Posicionamento De Marcas Por Meio Da Ferramenta Storytelling
Engajamento Do Consumidor E Comportamento De Compra Por Meio Do Novo Mix De Marketing Sustentável E Digital
Modelo De Sustentabilidade De Marketing Para A Indústria De Construção
Marketing Sustentável Inovando Uma Agroindústria Sustentável
Plano De Marketing Sustentável Para Confecção De Produtos De Babaçu
Estratégias De Marketing Sustentável Para A Cadeia Produtiva De Pirarucu
As Fases Do Ciclo De Vida Do Produto Baseado No Marketing Sustentável Para Empresas De Palmito No Brasil, Por José Austerliano Rodrigues E Izabel Cristina Da Silva
A Importância Do Marketing Sustentável Para As Empresas De Produtos E Serviços Derivado Do Babaçu No Brasil, Por José Austerliano Rodrigues E Izabel Cristina Da Silva
Marketing Sustentável Após A Covid-19: Criando Oportunidades De Mercado, Artigo De José Austerliano Rodrigues
Cocriação De Valor Entre Marketing Sustentável E Estratégias De Sustentabilidade Em Empresas, Artigo De José Austerliano Rodrigues
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.