Espécies exóticas invadem áreas degradadas da Amazônia
Espécies exóticas invadem áreas degradadas da Amazônia
Caros(as) colegas,
Uma surpresa comum é que ecossistemas perturbados frequentemente sustentam tantas (ou até mais) espécies quanto aquelas que são intocados. Por quê?
A resposta é que ambientes perturbados, como os afetados pela exploração madeireira, mineração ou poluição, geralmente contêm muitas espécies exóticas ou não nativas que invadiram o ecossistema.
O estudo Avian ecological succession in the Amazon: A long-term case study following experimental deforestation, que é bastante singular, mostra esse processo de invasão de espécies do coração da floresta amazônica.
Ele revela que muitas espécies de aves não nativas colonizaram a região à medida que a interrupção do habitat prossegue – e que esse processo começa quase instantaneamente quando a primeira estrada aparece. A maioria das ‘novas’ espécies são aves generalistas comuns que preferem florestas secundárias como habitat.
Portanto, à medida que cortamos rapidamente o mundo com estradas e desenvolvimento, estamos cada vez mais tornando-o hostil para espécies nativas e cada vez mais amigável para invasores generalistas. Fundamentalmente, não podemos simplesmente contar espécies e usá-las para avaliar a saúde biológica de um ecossistema.
Saudações a todos(as),
Bill
William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)
College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia
Referência:
Rutt, CL, Jirinec, V, Cohn-Haft, M, Laurance, WF, Stouffer, PC. Avian ecological succession in the Amazon: A long-term case study following experimental deforestation. Ecol Evol. 2019; 9: 13850– 13861. https://doi.org/10.1002/ece3.5822
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/01/2020
[cite]
PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.