Incêndios florestais na Austrália: Relação com as mudanças climáticas
Relação com as mudanças climáticas
A incidência de incêndios florestais é grandemente influenciada pela variabilidade natural em nosso clima, incluindo precipitação e vento, bem como outros fatores não relacionados ao clima (por exemplo, manejo de terras e florestas, práticas de construção).
O relatório do estado da Austrália sobre o clima de 2018, publicado em 2019, disse que houve um “aumento a longo prazo do clima extremo de incêndio, e na duração da estação de incêndio, em grandes partes da Austrália”. Mudança climática, incluindo temperaturas crescentes está contribuindo para essas mudanças ”, afirmou o relatório da CSIRO e do Australian Bureau of Meteorology.
O clima do incêndio é amplamente monitorado na Austrália usando o Índice de Perigo de Incêndio Florestal (FFDI). Este índice estima o perigo de incêndio em um determinado dia com base em observações de temperatura, precipitação, umidade e velocidade do vento. Os 10% mais extremos dos dias de clima de incêndio) aumentaram nas últimas décadas em muitas regiões da Austrália, especialmente no sul e leste da Austrália. Houve um aumento associado na duração da estação meteorológica de incêndio. As mudanças climáticas, incluindo o aumento da temperatura, estão contribuindo para essas mudanças, de acordo com o estado do relatório climático.
O clima da Austrália aqueceu pouco mais de 1 ° C desde 1910, levando a um aumento na frequência de eventos extremos de calor.
Houve um declínio de cerca de 11% nas chuvas de abril a outubro no sudeste da Austrália desde o final dos anos 90.
Prevê-se que a Austrália experimente: • Aumentos adicionais nas temperaturas do mar e do ar, com mais dias quentes e ondas de calor marinhas e menos extremos frios. • Diminui as chuvas no sul da Austrália com mais tempo na seca, mas um aumento nas chuvas intensas em toda a Austrália
Fonte http://www.bom.gov.au/state-of-the-climate/State-of-the-Climate-2018.pdf
Informe da Organização Meteorológica Mundial (OMM)
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/01/2020
[cite]
PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.