EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Grandes cercas de peixes usadas em mares tropicais estão causando extensos danos sociais, ecológicos e econômicos

 

As cercas de peixe são um tipo comum de equipamento de pesca tradicional, construído regularmente a partir de varas de mangal e redes que abrangem centenas de metros, que são colocadas semi-permanentemente em habitats pouco profundos.

Swansea University*

Usando métodos ecológicos, sociais e de sensoriamento remoto, a equipe de pesquisa examinou os desembarques de cercas de peixes durante um período de 15 anos e avaliou a saúde das condições das ervas marinhas, mangues e habitats de recife locais.

 

Uma cerca de peixe
Uma cerca de peixe usada na Indonésia. Crédito: Benjamin Jones / Project Seagrass

 

O Dr. Richard Unsworth, da Swansea University, co-autor do estudo, explicou: “Essas cercas, comuns nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, são tão grandes que podem ser vistas do espaço usando o Google Earth. Porque eles não são seletiva e pegam mais de 500 espécies, muitos ainda filhotes ou que são de preocupação de conservação. Não é surpreendente que estas pescarias tenham um impacto desastroso nos ecossistemas marinhos tropicais, tais como pradarias de ervas marinhas, mangues e recifes de coral.

“Durante um período de 10 anos, a densidade local de peixes de recife diminuiu pela metade como resultado dessas pescarias. A gestão das pescas visa frequentemente as artes de pesca comerciais e industriais e permite a utilização de artes de pesca mais tradicionais, muitas vezes referidas como “sustentáveis”. Este trabalho desafia essa suposição. ”

Gabby Ahmadia, do World Wildlife Fund e coautora do estudo, disse: “Este estudo demonstra o amplo impacto das cercas de peixe, que são freqüentemente usadas em alguns dos países mais pobres do mundo, onde a dependência de recursos marinhos é alta. Nossa pesquisa revela que algumas dessas cercas de pesca tradicionais têm um impacto muito maior do que pensávamos inicialmente, e precisamos trabalhar com comunidades e governos locais para identificar soluções que possam apoiar a prática tradicional, mas também promover a pesca sustentável e proporcionar benefícios equitativos para as pessoas”.

 

 

O Dr. Dan Exton, da Operação Wallacea e principal pesquisador do estudo, disse: “O manejo de pesca não é apenas sobre quantos peixes estão sendo capturados, é sobre como esses peixes estão sendo removidos e sobre os impactos de longo alcance de uma única técnica de pesca. Governos, organizações governamentais nacionais e comunidades precisam direcionar os esforços de manejo para técnicas de pesca que estão tendo os impactos mais prejudiciais. Isso poderia ajudar com a sustentabilidade e até mesmo aumentar a resiliência de curto prazo às mudanças climáticas ”.

O estudo ‘Artisanal fish fences pose broad and unexpected threats to the tropical coastal seascape‘, foi publicado na Nature Communications.

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/05/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “

Grandes cercas de peixes usadas em mares tropicais estão causando extensos danos sociais, ecológicos e econômicos

Fechado para comentários.