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Com as mudanças climáticas, pequenos aumentos na precipitação podem causar uma extensa interrupção das estradas

 

inundação
Foto: EBC

 

Novo modelo incorpora dados topográficos para previsão mais precisa de interrupção de estradas

Por Mary L. Martialay*

À medida que mais chuvas caem em um planeta em aquecimento, um novo modelo de computador mostra que talvez não seja necessário uma chuva para causar perturbações generalizadas nas redes rodoviárias. O modelo combinou dados sobre redes rodoviárias com as colinas e vales de topografia para revelar “pontos de inflexão” nos quais mesmo pequenos aumentos localizados na chuva causam interrupções generalizadas nas estradas.

As descobertas, que foram testadas usando dados do impacto do furacão Harvey na área de Houston, foram publicadas na Nature Communications .

“Para nos prepararmos para a mudança climática, precisamos saber onde as inundações levam às maiores perturbações nas rotas de transporte. A ciência em rede normalmente aponta para as maiores interações, ou para as rotas mais pesadamente percorridas. Não é o que vemos aqui ”, disse Jianxi Gao , professor assistente de ciência da computação no Rensselaer Polytechnic Institute e principal autor do estudo. “Um pequeno dano induzido por inundação pode causar falhas generalizadas abruptas.”

Gao, um cientista de rede, trabalhou com cientistas ambientais na Universidade Normal de Pequim e um físico na Universidade de Boston para reconciliar modelos tradicionais de ciência de rede que prevêem como rupturas específicas impactam uma rede rodoviária com modelos de ciência ambiental que predizem como a topografia influencia as inundações. A ciência tradicional da rede prevê níveis contínuos de dano, e nesse caso, derrubar estradas secundárias ou interseções causaria apenas pequenos danos à rede. Mas por causa de como a água flui sobre a terra, a adição de informações topográficas produz uma previsão mais precisa.

Na Flórida, um aumento de 30mm para 35mm de chuva derrubou 50% da rede rodoviária. E em Nova York, Gao descobriu que o escoamento maior que 45 mm isolava a parte nordeste do estado do interior dos Estados Unidos.

Na província de Hunan, na China, um aumento de 25 para 30 mm de chuva derrubou 42% da rede rodoviária provincial. Na província de Sichuan, o aumento de chuvas de 95mm para 100mm bateu 48,7% da rede rodoviária provincial. E no geral, e um aumento de 160 mm para 165 mm de chuva derrubou 17,3% da rede rodoviária na China e abruptamente isolou a parte ocidental da China continental.

Os pesquisadores validaram seu modelo comparando os resultados previstos com as interrupções de estradas observadas em Houston e no sudeste do Texas causadas pelo furacão Harvey. Seu modelo previu 90,6 por cento dos fechamentos de estradas relatados e 94,1 por cento das ruas inundadas relatadas.

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/05/2019

[cite]

 

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