EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A influência humana na mudança climática remonta ao século XIX

 

A mudança climática representa um sério desafio para a sociedade humana e geralmente acredita-se que os seres humanos são os culpados. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas concluiu que, com alta confiança, as atividades humanas são responsáveis pelo contínuo aumento da temperatura média do ar na superfície desde os anos 50.

Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences*

 

influência humana na mudança climática

 

Um artigo recente publicado na revista Nature Sustainability por Duan et al. tem mostrado que a influência humana sobre as mudanças climáticas pode ser rastreada até o final do século 19 com base na diferença de temperatura entre verão e inverno. Esta pesquisa foi realizada por cientistas do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências, em colaboração com os principais especialistas em pesquisa climática do Reino Unido e da Alemanha.

“É bem sabido que os seres humanos estão conduzindo o aquecimento global, mas quando isso começou?” disse o principal autor, Dr. Jianping Duan, “Nosso estudo mostrou que a influência antropogênica na mudança climática começou muito antes do que acreditávamos anteriormente”.

A mudança climática antropogênica é geralmente focada no aumento da temperatura do ar na superfície, ou seja, o aquecimento global e o aumento dos extremos climáticos. Duan et al. (2019) descobriram que a amplitude das flutuações da temperatura sazonal tem diminuído amplamente, e essa tendência pode ser rastreada até o final do século XIX.

Eles descobriram que a sazonalidade da temperatura tem sido estável até a década de 1860, da qual tem havido contínuas tendências de queda nas latitudes médias do hemisfério norte. Uma análise formal de detecção e atribuição usando as mais recentes simulações do modelo climático mostrou que o aumento das concentrações de gases de efeito estufa e os aerossóis antrópicos são os principais contribuintes para as tendências de queda observadas.

Referência:

Detection of human influences on temperature seasonality from the nineteenth century
Jianping Duan, Zhuguo Ma, Peili Wu, Elena Xoplaki, Gabriele Hegerl, Lun Li, Andrew Schurer, Dabo Guan, Liang Chen, Yawen Duan & Jürg Luterbacher
Nature Sustainability (2019)
DOI https://doi.org/10.1038/s41893-019-0276-4

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, Ecodebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/04/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “A influência humana na mudança climática remonta ao século XIX

Fechado para comentários.