Como a ‘ecologia das estradas’ pode ajudar a salvar mamíferos marinhos e tubarões
Caros Colegas,
Desculpas por outro envio, mas este artigo [Consequences of global shipping traffic for marine giants] é realmente incomum. Apesar de aparecer em uma destacada publicação, provavelmente não cruzaria seu radar e, por isto, chamo a atenção para vocês.
Aqui, os coautores e eu aplicamos uma perspectiva de “ecologia de estradas” para estudar como o tráfego de navegação global está pondo em perigo grandes animais marinhos e o que pode ser feito para reduzir essas ameaças.
Por um lado, isso mostra que quando se combina duas disciplinas completamente diferentes – neste caso, a ecologia das estradas com a ecologia marinha – pode-se aprender coisas novas e surpreendentes.
O tráfego marítimo está aumentando dramaticamente em todo o mundo, e o potencial de navios que se movem rapidamente em matar ou perturbar grandes mamíferos marinhos e tubarões durante suas migrações anuais e outros movimentos está claramente aumentando.
É útil que os ecologistas de estradas saibam que nossa pesquisa pode ajudar a projetar estratégias para melhorar o transporte global – para que os navios possam evitar a destruição ou perturbação de animais marinhos gigantes, como as grandes baleias, os tubarões-baleia e os tubarões-frade.
Pode-se ver um número surpreendente de outras novas perspectivas no artigo.
Por favor, se for o caso, indiquem o artigo para outras pessoas que estariam interessadas.
Tudo de bom a todos(as)
Bill
William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)
Referência:
Consequences of global shipping traffic for marine giants
Vanessa Pirotta Alana Grech Ian D Jonsen William F Laurance Robert G Harcourt
Front Ecol Environ 2019; 17(1): 39–47, doi:10.1002/fee.1987
First published: 05 December 2018
https://doi.org/10.1002/fee.1987
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/02/2019
[cite]
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