Análise ALERT: Investidores cuidado, os megaprojetos de infraestrutura podem ser um mau negócio
A surpreendente notícia de que a Malásia acabou de cancelar a enorme ferrovia de alta velocidade de Kuala Lumpur a Cingapura – um dos elementos centrais da Iniciativa Belt & Road de US $ 8 trilhões da China – enviará ondas de choque econômico ao redor do globo.
É um golpe gigante para a China. E será um golpe impressionante para a confiança dos investidores, muitos dos quais esperam lucrar muito com a avalanche de acordos de infraestrutura que acontecem em todo o planeta.
APOSTAS ERRADAS
A ferrovia de alta velocidade está longe de ser um exemplo isolado. Em todo o mundo, muitos projetos massivos de infraestrutura estão em colapso.
Em alguns casos, bilhões de dólares estão sendo perdidos tanto pelos investidores quanto pelas nações anfitriãs.
Em outros casos, os megaprojetos que inicialmente pareciam ser uma ótima idéia acabaram sendo calamidades econômicas, ambientais e sociais.
PESADELO DE GÁS NATURAL
Na nação das ilhas do Pacífico, Papua Nova Guiné, um projeto de gás natural líquido de US $ 19 bilhões, conhecido como PNG-LNG, foi amplamente anunciado como um salvador econômico para a nação .
Mas agora é cada vez mais considerado um perdedor econômico.
Dois relatórios recentes classificaram PNG-LNG como uma “falha de desenvolvimento” – por entregar apenas uma fração dos empregos prometidos, rendas familiares, crescimento econômico nacional e receita do governo.
Como resumido no principal site da Mongabay , a evasão fiscal agressiva da ExxonMobil e de outros investidores estrangeiros está efetivamente fraudando o governo de Papua Nova Guiné de centenas de milhões de dólares a cada ano.
E à medida que aumentam as frustrações locais, os conflitos sociais e a violência estão aumentando em territórios ao redor do projeto PNG-LNG de 700 quilômetros de extensão.
O veredicto: uma bagunça massiva e multibilionária para os investidores.
É também uma calamidade para uma das nações mais ambiental e culturalmente diversas do mundo – uma nação que agora está à beira do caos econômico.