EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Plataforma digital aberta ao público serve para simular o financiamento de um sistema de geração de energia solar

 

placa solar - energia fotovoltaica

 

Muita gente conhece o aquecimento solar de chuveiros como forma de economia de energia elétrica. Mas energia solar vai muito além disso. A chamada energia solar fotovoltaica é a terceira mais importante fonte de energia renovável do mundo, em termos de capacidade instalada, sendo utilizada hoje em mais de 100 países.

O sistema é simples: placas fotovoltaicas feitas de silício ou outro material semicondutor captam a luz solar, movimentando elétrons que geram eletricidade para a residência, estabelecimento comercial, indústria ou para o campo.

Limpa e sustentável, a energia fotovoltaica também é uma fonte econômica, já que gera energia de forma autônoma uma vez instalada. Além disso, o excesso de eletricidade gerado pelo sistema vai para a rede elétrica da distribuidora, virando “créditos” de energia a serem utilizados no período noturno ou ao longo dos próximos meses. Em outras palavras: é possível produzir energia limpa com a luz do sol e reduzir conta de eletricidade!

Calculadora fotovoltaica

Buscando fomentar o acesso a esse tipo de energia no país, Banco do Brasil e WWF-Brasil, por meio de parceria de oito anos em prol da Economia Verde no país, criaram a Calculadora de Projetos Fotovoltaicos. A ferramenta, digital e aberta ao público, analisa, de acordo com o consumo de eletricidade e localidade de um usuário, o potencial de economia na fatura de eletricidade e a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) proporcionados por um sistema fotovoltaico próprio.

A calculadora compara, ainda, a capacidade do sistema de reduzir as emissões de GEE com a proporcionada pelo plantio de árvores e pela redução da utilização de automóveis, dando uma medida dos benefícios ambientais que serão obtidos.

De maneira complementar, ela também permite simular o financiamento do projeto, apresentando o retorno financeiro obtido com ele. Com base nas condições de financiamento e nas características do sistema, são apresentados todos os dados financeiros relevantes para o usuário analisar a atratividade do projeto:

  • Valores das parcelas;
  • Valor total do financiamento;
  • Valor presente líquido;
  • TIR (ótima para comparar com outras alternativas de investimento);
  • Tempo de retorno descontado.

A calculadora é baseada em dados de irradiação solar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pesquisas de preço com fornecedores realizadas nacionalmente pelo Instituto Ideal, assim como características de desempenho típicas para os equipamentos. Ela foi concebida para ser facilmente utilizada por qualquer usuário, e também possui funcionalidades para que gerentes de conta do Banco do Brasil possam usá-la em benefício de seus clientes.

A calculadora tem o propósito de conscientizar consumidores de eletricidade sobre a possibilidade de gerar sua própria energia e obter benefícios econômicos e ambientais, estimulando o investimento em soluções sustentáveis por parte de pessoas e empresas.

A ferramenta será lançada oficialmente nesta semana, durante o Brasil Solar Power 2018, evento oficial do setor fotovoltaico, que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no Rio de Janeiro.

O acesso à ferramenta é livre e gratuito a qualquer interessado, pelo endereço www.eficienciaverdebb.com.br.

 

Colaboração de Giovanna Leopoldi, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/06/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.