EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Variabilidade climática extrema desestabiliza os ecossistemas da costa oeste dos EUA

 

OREGON STATE UNIVERSITY*

Novas pesquisas mostram que a variabilidade climática extrema, ao longo do último século no oeste da América do Norte, pode estar desestabilizando os ecossistemas marinhos e terrestres.

 

Variabilidade climática extrema desestabiliza os ecossistemas da costa oeste dos EUA

 

O clima está controlando cada vez mais o comportamento síncrono do ecossistema, no qual as populações de espécies crescem e caem juntas, de acordo com o estudo financiado pela National Science Foundation, publicado na revista Global Change Biology.

A variabilidade climática é uma preocupação, uma vez que eventos extremos, como secas prolongadas ou ondas de calor, podem impactar desproporcionalmente a biologia, reduzir a resiliência e deixar um impacto duradouro. Um aumento na sincronia do clima pode expor os organismos marinhos e terrestres a maiores riscos de extinção, disse o coautor do estudo, Ivan Arismendi , ecologista aquático e professor assistente na Universidade Estadual do Oregon.

A equipe de pesquisa interdisciplinar, liderada pelo Instituto de Ciências Marinhas da Universidade do Texas , documentou que as condições atmosféricas do inverno ao longo da costa oeste da América do Norte, conhecidas como Pacífico Norte, são importantes para ecossistemas marinhos, terrestres e de água doce na Califórnia e no sudoeste dos Estados Unidos.

Os pesquisadores documentaram que a Alta do Pacífico Norte se tornou mais variável ao longo do século passado, e que essas tendências foram impressas em indicadores físicos e biológicos desde a encosta continental até a Sierra Nevada e além. Há oscilações mais dramáticas e frequentes neste padrão climático de inverno, e não apenas a variabilidade aumentou, mas também a sincronia entre os diversos ecossistemas.

“Descobrimos que terra, rios e oceanos estão fortemente relacionados a um padrão climático de inverno na costa oeste da América do Norte, e esse padrão climático se tornou mais variável ao longo do século passado”, disse o principal autor Bryan Black, professor de ciências marinhas na UT-Austin. “Essa variabilidade extrema está impactando cada vez mais nesses sistemas de água doce, terrestre e marinha, e isso fez com que eles se tornassem mais sincrônicos uns com os outros, com várias implicações para a pesca, a seca, a neve e o crescimento de árvores.”

De fato, as cronologias de anéis de árvores fornecem histórias muito mais longas do que os registros observacionais e corroboram que a variabilidade e a sincronia aumentaram nos últimos cem anos, e a níveis tão altos quanto os observados nos últimos três séculos, de acordo com os pesquisadores.

Mudanças mais frequentes e maiores no Pacífico Norte parecem originar-se da crescente variabilidade nos trópicos e estão ligadas aos eventos recordistas do El Niño em 1983, 1998 e 2016 e a onda de calor do Pacífico Norte 2014-2015 conhecida como “ A gota.”

Referência:

Rising synchrony controls western North American ecosystems
Bryan A. Black Peter van der Sleen Emanuele Di Lorenzo Daniel Griffin William J. Sydeman Jason B. Dunham Ryan R. Rykaczewski Marisol García-Reyes Mohammad Safeeq Ivan Arismendi Steven J. Bograd
Global Change Biology, 10/04/2018
https://doi.org/10.1111/gcb.14128

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/04/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.