EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Alunos de Engenharia Química desenvolvem estudo para tratamento de águas poluídas utilizando casca de laranja

 

Além deste, outros projetos propõem refrigeração sustentável e reutilização de óleo residual

Formandos do curso de Engenharia Química do Centro Universitário FEI produziram projetos de conclusão de curso que trazem contribuições para uma sociedade mais sustentável. Um dos trabalhos visa tratar os efluentes contaminados por metais pesados, (o que pode ser extremamente prejudiciais aos recursos hídricos). Para isso, os alunos apresentaram um método de tratamento realizado a partir da utilização da casca da laranja, fruta muito produzida no Brasil e que possui alta capacidade adsorvente (união de uma molécula de um fluído a uma superfície sólida). Os alunos também produziram projetos que buscam uma refrigeração mais sustentável, utilizando a energia solar como fonte de energia e a reutilização de óleo residual para a produção de biodiesel.

Refrigeração sustentável: O trabalho consiste no estudo da refrigeração por adsorção de uma maneira sustentável, ou seja, sem a utilização de energia elétrica ou fontes de energia prejudiciais ao meio ambiente, utilizando energia solar como fonte de calor. Foram realizadas pesquisas das propriedades e características de alguns pares adsorventes, sendo proposto, como adsorvente o carvão ativado e como adsorvato o etanol anidro. O sistema não pode ser usado de forma complementar em refrigeradores, que já estejam em uso doméstico. No entanto, este processo de refrigeração sustentável pode ser complementar, ou seja, resfriar até certo ponto com a refrigeração sustentável e gratuita e depois, se for o caso, continuar a refrigeração com um sistema de compressão por exemplo.

Análise técnica da produção do biodiesel a partir do óleo de fritura residual: Com foco na sustentabilidade, o trabalho propôs a reutilização do óleo de cozinha residual para a produção de produtos rentáveis no mercado, no caso, o biodiesel. Foi utilizado o óleo de cozinha de soja, coletado em um restaurante em São Paulo para realizar o projeto. Os resultados do estudo comprovaram que é possível produzir biodiesel a partir do óleo de fritura, com alto rendimento e valor agregado no mercado.

Tratamento de efluentes contaminados por metal pesado a partir da casca de laranja: O trabalho tem como principal objetivo a busca de novas formas de tratamento para um dos mais graves contaminantes dos nossos recursos hídricos, efluentes contaminados com metais pesados provenientes do processo de galvanoplastia. Os alunos utilizaram uma maneira menos agressiva para o tratamento deste efluente, utilizando, para adsorção dos metais pesados, a casca de laranja. Essa fruta é a mais produzida no Brasil, gera uma quantidade enorme de material orgânico e possui uma alta capacidade adsorvente. A partir desta casca foram feitos processos de secagem e trituração com o intuído de verificar a viabilidade de aplicação. Obteve-se uma média de 85% de adsorção dos metais pesados contidos inicialmente.

Colaboração de Beatriz Libonati, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/01/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.