Segunda advertência de cientistas à humanidade sobre nossas opções crescentemente insustentáveis
Segunda advertência de cientistas à humanidade sobre nossas opções crescentemente insustentáveis
Caros Colegas,
Estou anexando aqui um breve artigo na BioScience que ressoou globalmente esta semana.
Trata-se de um amplo aviso à humanidade sobre os nossos modos alarmantemente insustentáveis, referentes a quase todas as facetas da nossa existência.
O documento segue de um aviso inicial à humanidade feito por cientistas líderes exatamente há 25 anos.
Dirigido pelo eminente pesquisador Bill Ripple, o artigo atual recebeu um aval excepcionalmente abrangente a nível internacional, com mais de 15 mil cientistas assinando como apoiantes. Estes incluem representantes de mais de 180 países, incluindo inúmeros pesquisadores em países em desenvolvimento.
É claro que não podemos continuar a tomar decisões que mudem o planeta com base em relatórios trimestrais de lucro ou metas políticas de curto prazo.
Esse pensamento reducionista está agravando diariamente o ônus de problemas ambientais, sociais e econômicos – muitos agora atingindo níveis de crise – que nossos filhos e netos serão forçados a enfrentar.
Tudo de bom a todos(as),
Bill
William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)
Referência:
World Scientists’ Warning to Humanity: A Second Notice
WILLIAM J. RIPPLE, CHRISTOPHER WOLF, THOMAS M. NEWSOME, MAURO GALETTI, MOHAMMED ALAMGIR, EILEEN CRIST,
MAHMOUD I. MAHMOUD, WILLIAM F. LAURANCE, and 15,364 scientist signatories from 184 countriesPara acessar o artigo na íntegra, no formato PDF, clique no link
171116Ripple et al. 2017-scientists warning
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/11/2017
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.