Inscrição para Educação no Campo termina em 31 de agosto, na UnB, por Nilo Sergio S. Gomes
Vai até o próximo dia 31 o prazo para inscrição no vestibular que vai selecionar candidatos para o ingresso no curso de Licenciatura em Educação no Campo, em nível de graduação, ministrado na Universidade de Brasília (UnB). São 140 vagas que serão divididas em duas turmas de 70 alunos cada uma, A primeira turma terá início no primeiro semestre de 2018 e a outra, no segundo.
A prova será realizada no dia 29 de outubro, no turno da tarde, no Campus de Planaltina da UnB, Área Universitária nº 1, na Vila N. S. de Fátima. De acordo com o edital, o objetivo do curso é ampliar e interiorizar a oferta de ensino público superior e gratuito, incentivando a formação de professores que vão atuar na educação básica em escolas rurais na região do entorno do Distrito Federal e de Goiás.
A prova objetiva será classificatória e a de redação será eliminatória. A primeira constará de conhecimentos sobre Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa, Geografia, História, Arte e Cultura, Matemática, Biologia, Química e Física. O resultado será divulgado em 21 de novembro e as inscrições só podem ser feitas pela internet, em http://www.cespe.unb.br/vestibular/vestdist_18_1_educampo.
Sistema de cotas
O vestibular terá as cotas para negros, indígenas e para alunos de escolas públicas, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio, per capital. No ato de inscrição via internet, serão exigidos imagem de documento oficial com foto do candidato; imagem do CPF; imagem da declaração de vincula com a família produtora rural, redigida de próprio punho; imagem da declaração da escola, quando for o caso de candidato que trabalhe no estabelecimento; e imagem do comprovante de residência (conta de luz, escritura do imóvel, declaração do sindicato rural etc.).
A relação dos candidatos que tiverem a inscrição homologada será divulgada em 26 de setembro, no mesmo endereço eletrônico: http://www.cespe.unb.br/vestibular/vestdist_18_1_educampo. Quem não tiver a inscrição homologada poderá recorrer das 9h do dia 27 de setembro às 18h do dia 29 de setembro, no mesmo endereço virtual.
O curso é uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília, pois seu foco não é a economia rural ou a formação de agrônomos e engenheiros, mas, sim, a formação de professores que atuam ou pretendem atuar em escolas localizadas em áreas rurais. De acordo com o edital do concurso, são também consideradas “escolas rurais” aquelas que, mesmo localizadas em áreas urbanas, atendam à população de municípios cuja reprodução social e cultural esteja majoritariamente vinculada ao trabalho no campo.
*Nilo Sergio S. Gomes é jornalista e pesquisador, professor da Escola de Comunicação da UFRJ. É editor do portal www.porteiradomato.com.br.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/08/2017
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.