Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo, diz a FAO
FAO: poluição contribui para perdas de bilhões de toneladas de solos por ano
Um terço dos solos está degradado devido a problemas de manejo; agência da ONU destaca que resolver problema da poluição dos solos é essencial para combater mudança climática.
Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está chamando a atenção para o problema da poluição dos solos. A agência organizou recentemente em sua sede em Roma, na Itália, uma conferência sobre o assunto.
A poluição é causada principalmente pelo excesso de químicos nos solos. Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo. E segundo a FAO, dezenas de bilhões de toneladas de solos são perdidas por ano, sendo a poluição uma das causas.
Prejuízos
A agência da ONU explica que o excesso de nitrogênio e traços de chumbo, de mercúrio e de outras substâncias prejudicam o metabolismo das plantações e as colheitas.
Quando esses poluentes entram na cadeia alimentar, existem riscos para a segurança dos alimentos, para fontes de água e para a saúde humana. A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática.
Na reunião da FAO sobre o assunto, foram endossadas iniciativas para facilitar a troca de informações entre especialistas e países, incluindo a criação de uma rede global de laboratórios de solos.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/06/2017
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.