Nova plataforma auxilia no monitoramento da cobertura vegetal da Caatinga e fornece alertas sobre a seca
Sistema aberto ao público inclui informações sobre ocorrência de chuvas e gera mapas mensais com dados sobre solo
A nova plataforma aberta ao público SimaCaatinga – Sistema de Monitoramento e Alerta para a Cobertura Vegetal da Caatinga – vai facilitar o monitoramento da cobertura vegetal da Caatinga e fornecer alertas sobre a seca.
O projeto foi lançado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas (Lapis/Ufal)
Segundo o Insa, o SimaCaatinga disponibiliza informações sobre a “saúde” da vegetação do bioma em mapas gerados para cada mês com dados sobre perda de matéria orgânica do solo, degradação ambiental, desertificação, entre outros.
Também é possível encontrar mapas históricos do monitoramento da vegetação para o período de 2007 a 2016, produzidos a partir de imagens de satélite com resolução espacial de três quilômetros e resolução temporal diária, produzido pela agência Eumetsat. Os mapas de chuvas também são gerados para cada mês com dados sobre a escassez ou o excesso hídrico.
O sistema dispõe de uma equipe pronta para atender os pesquisadores interessados em utilizar os dados. Para isso, basta enviar a solicitação pela plataforma, por meio do formulário disponível no menu Solicitações e dúvidas.
Os resultados do monitoramento sistematizado no SimaCaatinga são direcionados principalmente aos tomadores de decisões políticas, bem como aos gestores de instituições públicas e de entidades civis e aos setores privado e acadêmico.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/05/2017
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.