Rio de Janeiro: Lagoa Rodrigo de Freitas está sem monitoramento de qualidade de água
Por Nanna Pôssa, da Radioagência Nacional
Um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas está sem monitoramento em tempo real da qualidade da água há quase um mês.
O contrato com a empresa que realizava a coleta e análise da água acabou e o último boletim com o diagnóstico completo foi divulgado no dia 7 de dezembro do ano passado.
O documento traz as condições das comunidades aquáticas, se está própria para atividades desportivas e informações sobre o nível de oxigênio, organismos fitoplanctônicos e a presença de esgoto.
O biólogo Mário Moscatelli alerta que o período de maior risco para a mortandade de peixes é justamente o verão.
Para o biólogo Mário Moscatelli é fundamental controlar o nível de oxigênio e evitar desastres.
O secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, diz que assim que assumiu o cargo, nesta semana, pediu para à Fundação Instituto das Águas do Município (Rio-Águas) fazer o controle diário do nível de oxigênio.
O Secretário disse que ainda não há prazo de quando o boletim completo da Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a ser divulgado, mas que a ordem é diminuir o orçamento.
O Plano Municipal de Contingência da Lagoa Rodrigo de Freitas determina que uma sonda multiparamétrica instalada em ponto central, envie a cada meia hora informações do oxigênio dissolvido, temperatura, PH e salinidade, por exemplo. A análise deve ser divulgada diariamente no site da prefeitura.
O decreto prevê a avaliação completa de amostras de água coletadas duas vezes por semana, em seis pontos da lagoa.
O serviço de monitoramento e análise era realizado pela Tecma Tecnologia em Meio Ambiente desde 2011 e o contrato foi encerrado no final de dezembro. A sonda foi retirada da lagoa.
in EcoDebate, 10/01/2017
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.