EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Rio de Janeiro: Comlurb remove no Réveillon 558 toneladas de resíduos, menos 15,4% em relação a 2016

 

Copacabana gera 290 toneladas, com redução de 20% de lixo recolhido

A Comlurb iniciou a limpeza em todos os locais onde houve eventos públicos em comemoração à virada  do ano, assim que as festas terminaram. Em todos os eventos da Cidade foram removidas 558 toneladas de lixo, com 290 t apenas em Copacabana, sendo 249 t de lixo e 41 t de resíduos potencialmente recicláveis,  número 20% menor do que as 363 toneladas recolhidas no último Réveillon. Este ano houve redução de mais de 15% em relação à quantidade total de resíduos removidos em 2016. As areias e pistas de Copacabana foram entregues limpas e com as vias lavadas às 9h56.

A operação de limpeza mobilizou 3.863 garis, 646 profissionais de limpeza e contou com a instalação de 1.385 contêineres, além de 247 veículos e equipamentos disponibilizados, dentre eles caminhões, pás mecânicas, caminhões pipa, varredeiras, sopradores, entre outros, para atender toda a orla carioca, inclusive as praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba, oPiscinão de Ramos e demais festas públicas.

Palcos de shows e fogos de artifícios, o Parque Madureira produziu 7,5 toneladas de resíduos e o Piscinão de Ramos, 10,5 t. Já na Ilha do Governador, que contou com 120 garis, 54 toneladas foram recolhidas e  no Parque do Flamengo, 27,3 toneladas de lixo. Nas praias da Barra e do Recreio foram retiradas 168,2 t.

No Réveillon em Copacabana Comlurb agiliza a limpeza com operação noturna e trabalho intensificado na manhã

O serviço noturno iniciado com sucesso no ano passado se repetiu, e os 320 garis que atuaram durante à noite na coleta de recicláveis na areia e na limpeza e esvaziamento de contêineres nas pistas e calçadas, garantiram a agilidade do trabalho da equipe da manhã para a limpeza completa da praia de Copacabana. Com a limpeza concluída e as pistas e calçadas da orla lavadas, as vias foram liberadas para o tráfego às 9h56, minutos antes do previsto.

 

Copacabana: 363,5 t, sendo 315,2 de lixo e 48,3 t de resíduos potencialmente recicláveis

Na área do palco, onde o público permaneceu nas areias emendando festa e praia, a Comlurb teve mais dificuldade na remoção dos resíduos, pois grande parte do serviço é feita por pás mecânicas, que carregam grande volume de lixo  por trecho sinalizado até os caminhões basculantes. A tropa de 1.182 garis e 184 profissionais de limpeza, destacados para a orla de Copacabana, atuaram intensamente entre as pessoas para conseguir fazer a limpeza da faixa de areia.

Números de 2016

Total removido em todas os eventos: 694,2 toneladas de lixo
Copacabana: 363,5 t, sendo 315,2 de lixo e 48,3 t de resíduos potencialmente recicláveis
Barra e do Recreio:215,8 toneladas

Parque Madureira: 7,8 t

Piscinão de Ramos: 15,9 t de resíduos
Ilha do Governador: 20,4 toneladas
Praia do Flamengo: 25 toneladas

Fonte: Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB

 

in EcoDebate, 03/01/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.