Suprimir o pensamento e os pensadores, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)
[EcoDebate] O primeiro dia que nosso grupo entrou na sala de aula de filosofia, o professor já estava sentado à mesa na posição do “O Pensador”, de Rodin. Enquanto o último aluno não entrou na sala, ele não ergueu a cabeça. Depois, filosoficamente, lançou um olhar geral sobre a turma e afirmou: “quem acha que vai ganhar a vida fazendo filosofia é melhor sair da sala e entrar na turma ao lado”.
Não sei qual era o curso ao lado. Ganhei a vida dignamente com o curso de filosofia porque ele me deu a capacidade de interpretar a sociedade, suas narrativas e as intenções que estão subjacentes a todos os discursos. Depois ainda fiz Teologia e Estudos Sociais.
Mais tarde tive que aprender que existem outras narrativas do mundo, como as cosmovisões indígenas, africanas e de outras religiões. Mesmo aqui a filosofia me ajudou a respeitar as outras visões de mundo.
O que distingue o ser humano dos demais seres é sua capacidade de pensar. Simone Beauvoir – ou Sartre? – tinha uma afirmação sobre a morte que eu nunca mais esqueci. Em outras palavras ela dizia que “aquilo que os vegetais apenas vivem, os animais vivem e sentem, o ser humano vive, sente e pensa”. Ela falava da angústia humana diante de seu destino inexorável, derivada da capacidade de pensar a fatalidade.
Todas as ditaduras, inclusive a eclesial na Idade Média, quiseram abolir os livros e a diversidade de pensamentos. Passando pelas fogueiras de livros de Hitler, esse propósito foi feito até mesmo por homens considerados sumidades de inteligência, como Ruy Barbosa, que mandou queimar os arquivos que registravam a escravidão no Brasil. A intenção era apagar a infâmia dessa página histórica, o resultado foi a destruição de grande parte dessa memória.
O atual presidente da República e seu ministro da educação querem suprimir a história, a filosofia e a sociologia do ensino médio. Há também a proposta do “pensamento único”, chamado eufemisticamente de “escola sem partido”. Bastam essas intenções para dar a medida dos atuais dirigentes do Brasil.
Alguém precisa lembrar a eles que a Igreja Medieval, Hitler e Ruy Barbosa fracassaram. Pensar é uma faculdade inerente ao ser humano, não uma concessão dos donos do poder.
OBS: Segue texto que corre na internet atribuído ao atual Ministro da Educação. Se verdadeiro ou falso – o absurdo perdeu limites – é secundário, mas sintetiza a proposta: “É uma questão de coerência extirpar o ensino de história das escolas. Nosso slogan é ‘ordem e progresso’ e temos que olhar para frente! Aprendi mais história lendo a Turma da Mônica do que nos livros e com professores petistas! Filosofia e sociologia ninguém entende nada, é inútil e um zoológico de professores excêntricos”. Mendonça Filho, Ministro da Educação
Roberto Malvezzi (Gogó), Articulista do Portal EcoDebate, possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.
in EcoDebate, 23/09/2016
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O seu artigo é excelente, sério, didático e retrata bastante bem a boa qualidade e competência do autor. Quanto ao “recado” final, devo dizer-lhe que, embora não creia que tenha sido da lavra do Ministro da Educação, que não é intelectual, mas, sendo político, não poderia publicar tamanha asneira, acho que os educadores – os profissionais da área da educação, devem resistir porque reforma por Medida Provisória (que deveria ser extirpada do ordenamento jurídico) é medida impensada e autoritária: entra imediatamente em vigor e fica ad aeternum, goela abaixo. Eu que, graças a Deus, não estudei com professores petistas (professor é professor; ideólogo é ideólogo) acho que o ensino deveria voltar a ser como era antes, com português, inglês, francês, latim, história, geografia, física, química, biologia, matemática, educação física, contabilidade, informática, sempre com o objetivo de o aluno se iniciar no conhecimento intelectual genérico e técnico, conforme seja a escola que frequente. Agora, ideologização esquerdista, como parece ser a sua indignação, “pelamordeDeus”, jamais!!! Aluno, da infância à adolescência, tem que ESTUDAR muito, até o amadurecimento, a partir de quando terá competência para a política! De resto, meu amigo, são posturas partidárias, que só visam interesses de seus líderes, como se vê, agora, a quantas anda o PT, sob cuja governança, tanta ladroagem vem sendo descoberta!