Sem emitir qualquer gás danoso ao meio ambiente, os veículos representam o futuro da mobilidade sustentável no país
do PNUD
Um meio de transporte público movido a hidrogênio e que não emite qualquer gás poluente representa a futura geração da mobilidade sustentável. A novidade, já presente nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, acaba de chegar ao Brasil.
Na manhã desta segunda-feira, o Estado de São Paulo e parceiros, entre eles o PNUD, colocou em circulação três ônibus movidos a hidrogênio. No evento de entrega dos carros, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, inaugurou-se também uma estação de produção de hidrogênio para abastecimento dos veículos.
Os ônibus são desenvolvidos com tecnologia brasileira, mediante parceria de diversas empresas, com a coordenação nacional do PNUD, direção do Ministério das Minas e Energia (MME) e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP). Segundo o MME, os veículos ajudam a impulsionar o desenvolvimento da nova economia no país.
O projeto teve início em dezembro de 2010, quando o primeiro protótipo passou a ser operado comercialmente no corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara (ABD) com resultados positivos.
A nova frota, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, com a coordenação da EMTU/SP, circulará também no trecho Diadema/Morumbi, do Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD).
Tecnologia nacional
O desenvolvimento da tecnologia de veículos de propulsão livre de emissão de poluentes ainda é processo restrito a um grupo seleto de países, que inclui a Alemanha, o Canadá, os Estados Unidos e, agora, o Brasil. Isso coloca o país em uma posição de destaque mundial na área.
Agora, além de possuir matriz energética com cerca de 45% de energia renovável – contra 14% do resto do mundo –, o Brasil passará a apresentar uma frota de veículos que elimina apenas vapor d’água pelo escapamento.
Os ônibus inaugurados hoje, além da alta tecnologia, representam a preocupação com o meio ambiente e, não por acaso, trazem uma homenagem à fauna brasileira com a estampa de três pássaros nacionais no seu exterior: o Ararajuba, o Sabiá-Laranjeira e o Tuiuiú.
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One thought on “Ônibus de hidrogênio passam a integrar a frota paulista”
É importante notar que o hidrogênio é apenas uma forma de bateria, visto que é necessário usar energia para criá-lo, e a energia usada para se conseguir hidrogênio é um pouco maior que a energia que se consegue queimando o hidrogênio.
Na realidade, esses são ônibus movidos a energia elétrica, com baterias de hidrogênio. Sua produção de poluentes equivale à energia que tiram do grid. E como o nosso grid elétrico (embora esteja pior que já foi, com as termelétricas a mais) é razoavelmente limpo, eles são uma ótima opção.
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É importante notar que o hidrogênio é apenas uma forma de bateria, visto que é necessário usar energia para criá-lo, e a energia usada para se conseguir hidrogênio é um pouco maior que a energia que se consegue queimando o hidrogênio.
Na realidade, esses são ônibus movidos a energia elétrica, com baterias de hidrogênio. Sua produção de poluentes equivale à energia que tiram do grid. E como o nosso grid elétrico (embora esteja pior que já foi, com as termelétricas a mais) é razoavelmente limpo, eles são uma ótima opção.