Podcast: Estudo aponta resíduos de agrotóxicos até em alimentos industrializados
Câncer, infertilidade, impotência e aborto estão entre os problemas que a intoxicação crônica pode causar
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Em 2009, o Brasil ultrapassou a marca de um milhão de toneladas de agroquímicos por ano, o que dá mais de 5 quilos por habitante. Um dossiê publicado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), indica que os resíduos tóxicos são encontrados também em alimentos industrializados como biscoitos, lasanhas e salgadinhos, não se restringindo aos alimentos in natura.
Sobre esse assunto, o programa Brasil Rural entrevistou o doutor em agronomia e gerente do Instituto Imaflora, Luís Fernando Guedes. Ele analisou o modelo de produção brasileiro que tem se focado no uso de sementes transgênicas que exigem maior quantidade de produtos químicos para produzir.
Se preferir, pode ouvir a entrevista no seu player ou fazer o download do arquivo MP3 clicando aqui.
Confira a íntegra da entrevista no player acima!
O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.
Publicado no Portal EcoDebate, 12/06/2015
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
O uso excessivo de agroquímicos é uma realidade deste brasil, mas infelizmente parece não ter fim à vista.