SBPC envia carta a deputados contra o ensino do criacionismo em escolas
A entidade quer que permaneça no ensino o princípio da laicidade e liberdade de crença garantidos pela Constituição federal
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviou aos deputados federais uma carta solicitando que o Projeto de Lei 8099/2014, de deputado Marco Feliciano (PSC/SP), que propõe a inserção de conteúdos sobre criacionismo na grade curricular das Redes Pública e Privada de Ensino, e seu apensado ao PL 309/2011, de autoria do mesmo deputado, que “altera o Art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas redes públicas de ensino do país”, sejam rejeitados e arquivados. Segundo a SBPC, isso é necessário para se manter o princípio da laicidade e liberdade de crença garantidos pela Constituição federal, bem como o não comprometimento do ensino das Ciências aos alunos.
Veja a carta na íntegra em:
http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/wp-content/uploads/2014/12/Ofício122PLcriacionismo.pdf
Fonte: SBPC
Publicado no Portal EcoDebate, 04/12/2014
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A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deveria ter solicitado, ao Congresso Nacional, a inclusão nas grades curriculares dos ensinos fundamental e médio da disciplina Religião, ou que a disciplina História abordasse esse assunto com enfoque científico e histórico, o que seria uma contraposição às práticas religiosas que ocorrem em locais de culto, em áreas públicas, em estabelecimentos e em emissoras de rádio e de televisão.
Se trabalho dessa natureza não for desenvolvido pela Educação, a grande maioria da juventude brasileira não terá oportunidade de se livrar dos engodos das religiões.
Mesmo a liberdade de crença religiosa, garantida pela Constituição brasileira, deve ser questionada, se pretendemos que a sociedade avance e se liberte das infundadas tradições religiosas.