EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Especialistas apelam por maior proteção contra resíduos de plástico nos oceanos

 

O lixo marinho afeta comunidades e mares em todas as regiões do mundo, e impacta negativamente a biodiversidade, a pesca e as economias costeiras. Foto: PNUMA AGRID Arendal/Lawrence Hislop

O lixo marinho afeta comunidades e mares em todas as regiões do mundo, e impacta negativamente a biodiversidade, a pesca e as economias costeiras. Foto: PNUMA AGRID Arendal/Lawrence Hislop

O constante acúmulo de lixo nos oceanos do mundo é um “enorme desafio” e uma crescente ameaça aos ecossistemas marinhos do planeta com pleno potencial para provocar “consequências socioeconômicas significativas”, alertaram especialistas, políticos e delegados no último dia do 16° Encontro Mundial das Convenções Marítimas Regionais e Planos de Ação do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), na última quarta-feira (01).

O evento foi realizado em Atenas, na Grécia, em meio à crescente preocupação global sobre a acumulação de resíduos de plástico nos oceanos e mares. Um problema, que segundo os especialistas, pode representar cerca de 13 bilhões de dólares em danos à vida e habitats marinhos, e que exige uma solução abrangente.

Na ocasião, foi criado um “plano visionário” que busca traçar um caminho para a gestão dos oceanos na próxima década, em especial nas áreas de extração, governança, impactos da mudança climática, e a acidificação e poluição dos oceanos. “Ter um plano vai nos manter, e aqueles que nos seguem, com foco nos resultados que precisamos alcançar nas próximas décadas”, disse a coordenadora do PNUMA sobre Água Doce e Ecossistema Marinho, Jacqueline Alder.

Além disso, em amplo consenso, foi alertado que os microplásticos merecem mais atenção e seu impacto físico e biológico sobre os ecossistemas marinhos deve ser melhor analisado. Também foi aconselhado uma abordagem de três níveis para combater o lixo marinho em nível nacional, regional e municipal para diminuir a carga que geralmente cabe aos municípios de administrar o descarte de resíduos sólidos.

Fonte: ONU Brasil

Publicado no Portal EcoDebate, 07/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Especialistas apelam por maior proteção contra resíduos de plástico nos oceanos

  • É urgente a adoção de medidas de proteção dos oceanos, em todo o planeta Terra.

Fechado para comentários.