Escolas Sustentáveis realiza pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil
O Projeto Escolas Sustentáveis – O futuro está presente! desenvolvido pelo Cenatec, assessoria em sustentabilidade e educação ambiental, direcionado à capacitação dos educadores das escolas públicas para o ensino da educação ambiental e o desenvolvimento de projetos sustentáveis contextualizados, eficientes e eficazes nas comunidades escolares, em parceria com o Projeto AJO Ambiental do RJ, Coluna da Sustentabilidade de MG, (um grupo vinculado à rede social Linkedin) e Educadores Online de SP está realizando uma pesquisa sobre o desenvolvimento da educação ambiental no Brasil.
O questionário on line pode ser respondido por escolas públicas, particulares, empresas e organizações da sociedade civil – ONG, Oscip, associações, sindicatos, cooperativas. É composta por dez questões de livre escolha com quatro alternativas, com exceção da questão dois que por estar relacionada com a identificação das regiões brasileiras onde está sendo acessada a pesquisa, possui cinco alternativas.
Na pesquisa, são abordados vários aspectos relacionados à Política Nacional de Educação Ambiental – Lei 9.795/1999 e Decreto 4.281/2002 – ações formais, não formais ou independentes de educação ambiental, desenvolvimento de parcerias, responsabilidade ambiental e social, práticas sustentáveis no cotidiano das instituições (por exemplo, a gestão dos resíduos sólidos) e outros aspectos relacionados com o desenvolvimento do ensino e das ações educativas sustentáveis nas comunidades escolares.
Para participar da pesquisa acesse o endereço: https://pt.surveymonkey.com/s/JCYYTR3
Para conhecer mais sobre o Projeto Escolas Sustentáveis:
http://www.cenatecbrasil.blogspot.com.br/2013/12/escolas-sustentaveis.html
Relatório de Atividades 2012/2013:
http://www.cenatecbrasil.blogspot.com.br/2013/12/escolas-sustentaveis-relatorio-de.html
Seminário no Dia Mundial do Meio Ambiente 2014:
http://www.cenatecbrasil.blogspot.com.br/2014/06/seminario-escolas-sustentaveis-no-dia.html
Antonio Silvio Hendges, Colaborador do EcoDebate, professor de Biologia, pós graduação em Auditorias Ambientais, assessoria em sustentabilidade e educação ambiental (www.cenatecbrasil.blogspot.com.br ).
EcoDebate, 21/07/2014
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
É assim que os problemas ambientais são resolvidos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Considero esta pesquisa, como apenas um caminho para se conhecer o nível de inserção e envolvimento de profissionais com a Educação Ambiental, atualmente no Brasil.
É fácil criticar os problemas ambientais, mas temos mesmo é que buscar reconhecer onde estão os obstáculos, quais as formas de solução, como envolver o máximo de profissionais e estabelecer um elo comum, onde a ação e a atuação sejam constantes dentro de qualquer prática dita ambiental. Não somente disciplinas e cursos específicos irão mudar esta situação, mas sim a inserção desde o ensino fundamental de práticas pró ativas e conscientes, como o que acontece no Japão há décadas e acabou por formar cidadãos naturalmente conscientes, que praticam em casa e no mundo todo, ações sustentáveis. Vamos praticar mais e criticar menos.