Tragédia nacional? artigo de Montserrat Martins
[EcoDebate] Olha só como o mundo ficou diferente agora, desde aquela meia hora em que o Brasil tomou os primeiros 5 gols da Alemanha, em que os comentaristas de TV passaram a falar em “vexame”, “humilhação” e até em “tragédia”. Não é só a seleção brasileira que tem de ser revista, mas a nossa cultura como um todo, nosso conceito de sociedade e de país. Quando o esporte é mais do que deveria, é porque nos faltam outros valores. A verdadeira “goleada” que estamos tomando dos países mais organizados é nos nossos níveis de educação e de cultura, por exemplo.
Tragédia mesmo foram as mortes no viaduto que desabou em Belo Horizonte e dos operários que morreram durante as obras de última hora para a Copa. Vexame mesmo foi a torcida brasileira vaiar o hino dos outros países. Humilhante é saber que não se podia falar de assuntos sérios porque quem falasse do mundo real, ao invés do oba-oba da Copa, seria visto como um “agourento”, quase um traidor nacional.
Seria oportunismo político da oposição jogar na conta do governo todos os males do país, tanto quando o governo querer “faturar” votos com a Copa. A verdade é que temos uma (falta de) cultura política de cinco séculos, onde tudo fica para a última hora, tudo é improvisado. Não li nenhuma notícia sobre as mortes em obras durante as Copas em outros países, ao contrário do farto material sobre jogos em Copas anteriores. Numa cultura festiva, falar de assuntos sérios, apurar responsabilidades, seria ser “estraga-prazeres”. Também não ouvi falar da presença de prefeitos, governadores ou presidenta no enterro das vítimas, só se discutia a presença de autoridades nos estádios.
Voltamos agora ao mundo real onde “o suor faz mágica” como dizia o anúncio mais lúcido que passou na TV durante a Copa. Os germânicos se prepararam para a Copa, chegaram a construir todo um complexo para os seus treinamentos aqui no Brasil, enquanto nós vivíamos de oba-oba e badalação de jogadores sem treinos, movidos a palestras motivacionais. Os choros eram de superação, eles venciam na vontade, acima de suas condições futebolísticas.
Futebol devia ser só um esporte e congraçamento, falta senso de ridículo quando se diz que ser goleado é uma “tragédia”, falta noção de coisas mais importantes na vida. Tanto que os próprios alemães não comemoraram a goleada, ficaram sensibilizados com a decepção dos anfitriões, não estávamos em guerra com eles, mas sim praticando um esporte. Sim, o futebol é mágico porque nos transporta para um mundo próprio fascinante, mas terminado o jogo cada um volta para a sua vida real. Para o Brasil que quer trabalhar, estudar, se desenvolver, ser mais civilizado e não só festivo, essa goleada pode ser uma oportunidade, quase uma benção, porque a derrota traz lições quer se queira, quer não.
O que acontece no mundo do futebol é uma bela metáfora para as outras áreas da vida: a preparação dá de goleada na improvisação, superstição não ganha jogo, verdadeiros vencedores não se fazem da noite para o dia. Na Copa de 1970 o Brasil passou quarenta dias se preparando no México, porque se sentira humilhado em 1966, quando foi eliminado na primeira fase. Esse ano se juntaram as pessoas em duas semanas e os treinamentos foram raros.
O que é realmente importante não é a falta de preparação da seleção. É a falta de preparação do país para os verdadeiros desafios do século XXI. E eles são muitos, e tão importantes que não cabem aqui nessa reflexão sobre nossa (falta de) cultura.
Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é Psiquiatra.
EcoDebate, 10/07/2014
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Hoje, 08 de julho de 2014, acordei muito triste e chateado
Porque o meu país, O MEU BRASIL PERDEU…
…perdeu dezenas, talvez centenas de criancinhas com menos de um ano de idade que morreram com diarréia, desidratação e outras doenças por falta de saneamento básico e cuidados hospitalares;
…perdeu milhares de vidas de trabalhadoras e trabalhadoras que fizeram e fazem o progresso do país, porque não tiveram acesso, no tempo devido aos serviços médicos-hospitalares, exames, diagnósticos e até mesmo medicamentos e sucumbiram nas filas numerosas e nos corredores imundos dos hospitais e prontos socorros;
…perdeu milhões e milhões de litros de água pura, límpida e potável de nossos rios, córregos e mananciais que foram poluídos e contaminados por lixo, produtos químicos e esgotos sem tratamento, lançados em suas águas, por concessinários de água e esgoto, empresas e indústrias irresponsáveis, que burlam as Leis e corrompem os órgãos fiscalizadores;
…perdeu milhares de hectares de matas ciliares que protegem os rios e florestas centenárias abatidas por fogo provocado, machado, tratores e arados, na ânsia de obter mais terras para agricultura e criação de gado, sem que fossem incomodados pela fiscalização;
…perdeu grandes extensóes de terras agriculturáveis e de boa qualidade que foram abandonadas e destruídas pela desertificação e seca provocados pelo mau manejo;
…perdeu o emprego de milhares de trabalhadores que sustentavam seus familiares e garantiam suas qualidades de vida, porque as empresas não conseguem mais se manter…
…perdeu milhares de crianças e jovens que deixaram os bancos escolares por falta de transporte, de uniformes, de sapatos, de material escolar e também para ajudar no sustento das casas, fazendo o proibido trabalho infantil e até mesmo a prostituição infanto-juvenil;
…perdeu toneladas e toneladas de grãos e alimentos por falta de estradas, pontes, ferrovias, hidrovias e meios de transporte para a produção agrícola brasileira, tornando cada vez mais caro o alimento nas nossas mesas;
…perdeu milhares e milhares de toneladas de pescado de nossos rios e mares, por lixo, agrotóxicos, venenos, pesca predatória e realizadas no período da piracema e defeso, nas nossas águas, muito pouco fiscalizadas…
…perdeu oportunidade de ter analisados e votados muitos Projetos de Lei, Resoluções e Normas de vital importância para o desenvolvimento do país, melhoria da qualidade de vida da população, proibição de roubos, sonegações e falcatruas, porque nossos Parlamentares (os mais caros do Planeta) estão ausentes da Câmara Federal/Estaduais e do Senado há muitas e muitas Sessões, participando de festejos juninos e de jogos de futebol;
…mas tenho esperança ainda, QUE UM DIA O MEU BRASIL, DEIXE DE PERDER TANTO… e eu possa acordar mais feliz e menos chateado!
Prof. Jarmuth Andrade
Educador Ambiental
Publicamos este artigo. Só posso dizer, parabéns. O que demais devia ser, já foi dito. Se tiver um tempo leia “7 x 1” no site alotatuape.
Deixo de colocar o link para não invadir a privacidade dos leitores.